quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18/10/2012 - Teoria Linguística - SINTAGMA E PARADIGMA

Prezados,

Postagem da aula de 18/10, referente à dicotomia saussureana de sintagma e paradigma.

O que aprendi hoje?
A linguagem se constrói por meio de dois eixos: paradigma e sintagma. O paradigma é o eixo vertical das escolhas (o eixo por meio do qual eu escolho sempre a próxima palavra que constituirá o meu discurso). O sintagma é o eixo horizontal do discurso (fala), as múltiplas possibilidades de combinação das palavras em frases.
O eixo do sintagma corresponde à "materialização" do meu pensamento, ou seja, eu escolho as palavras no eixo do paradigma para, então, construir a minha fala (sintagma).

Quais minhas dificuldades? Como superá-las?
Os conceitos são complexos. Há a falta de familiaridade com os termos utilizados "tecnicamente" pelos autores. Fazer a leitura dos textos e compreender os conceitos para superar os obstáculos.

Como poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional?
O conhecimento dos eixos da linguagem auxilia a compreender o funcionamento da produção de um discurso por meio das escolhas paradigmáticas devidamente posicionadas no eixo sintagmático (a fala, o discurso).

9 comentários:

  1. Este estudo consiste entre dois domínios destintos.Dicotomia levou o nome de sintagma x paradigma que são signos extralinguísticos-possuindo eixos de seleção e combinação na frase.A possibilidades combinatórias claras,como também mudança de ordem das palavras.a relação paradigma corresponde as palavras que podem ocupar determinando parte em uma frase ou sentença.Sintagma é visto como uma unidade formada por uma ou varias palavras que juntas desempenham a função de frase. lucimara baule ra 1223981 turma b letras

    ResponderExcluir
  2. O que aprendi hoje???

    Paradigma é considerado a fluência de um pensamento, pois através de vários pensamentos do mesmo assunto é que se concluía a ideia, seja ela intelectual ou material, depois dela realizada surgiam outras idéias até chegar a uma conclusão final. Pensar que a ideia inicial, tanto a interlaça com o que de fato ocorre, pois não conta com a inspiração e os diversos fluxos de pensamento.Resumindo,são referências a serem seguidas.
    Em Lingüística, Ferdinand de Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e, assim, formam conjuntos. O encadeamento desses elementos chama-se sintagma.
    Quais minha dificuldades????
    Os textos tem uma linguagem complexa, dificultando tanto leitura quanto o entendimento sobre o assunto abordado hoje.

    Como vou utilizar o aprendido na minha pratica????

    O sintagma, definido por Saussure como “a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior”, e surge a partir da linearidade do signo, ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é ,como o próprio autor define, um "banco de reservas" da língua fazendo com que suas unidades se oponham pois uma exclui a outra.


    Maria Rita

    ResponderExcluir
  3. A construção da frase se dá no eixo do sintagma(que é o meu discurso ) qdo falo ou escrevo.
    E a escolha de como falar ou escrever, se dá no eixo do paradgma.
    sintagmas são os pedaços de frases.
    paradgmas são as escolhas do que usar e como usar na frase.
    Quanto mais se estuda, mais se aumenta o eixo do paradgma.

    ResponderExcluir
  4. Kemilyn C Lima Rodrigues

    Este estudo consiste nas relações entre os elementos linguísticos estabelecidas em dois domínios distintos. A dicotomia levou o nome de Sintagma e Paradigma e é facilmente entendida com alguns exemplos. Toda frase segunda esse dicotomia e não apenas frase, mas também palavras e até signos linguísticos, possui dois eixos: um de seleção e outro de combinação. Na frase '' Eu comprei um carro novo'', há possibilidades combinatórias claras, tais como '' Um carro novo eu comprei'' (mudança de ordem nas palavras)ou acrestar novos termos á oração.

    ResponderExcluir
  5. Odete Araujo Santos
    Dicotomia paradigma & sintagma, na qual se definem, respectivamente, as relações de seleção e as relações de combinação entre os elementos lingüísticos.
    Paradgma o eixo vertical das escolhas o eixo do qual eu escolho a próxima palavra.
    Sintagma o eixo Horizontal do discurso onde construo a frase.

    ResponderExcluir
  6. Lorena - Letras N1 B

    O que aprendi?
    Aprendi que a Dicotomia saussuriana de sintagma e paradigma.
    São dois eixos, um vertical sendo paradigma e o horizontal sintagma. Com o paradigma você escolhe cada palavra para poder formar uma frase;Quando se forma a frase você utilizou o sintagma. Essas palavras são selecionadas para que tenha um sentido. Esse discurso será sem fim.

    Dificuldades? Sim tive pois falamos automaticamente e nunca pensamos em como falamos e como selecionamos palavras para que os outros compreendam.

    Como utilizar na vida profissional?
    Esse eixos da linguagem me possibilita para que eu saiba como é o processo do discurso e fala.

    ResponderExcluir
  7. O que aprendi?

    Dictomia saussuriana de sintagma: eixo horizontal onde se constrói a frase;
    paradigma: eixo na vertical onde se escolhe a próxima palavra.

    Dificuldades?

    Nunca parei para pensar em como era o envolvimento das palavras e como estas trabalham uma com a outra.

    Como utilizar na vida profissional?

    é de imensa importância, pois assim saberemos exatamente como trabalhar por exemplo em sala de aula e falando de modo coerente. Saberemos fazer as escolhas certas das palavras e evitar erros, ou seja é de suma importância para nosso meio social e profissional.

    Diná F. Lima R.A: 1222235

    ResponderExcluir
  8. O QUE APRENDI?
    PARADIGMA E SINTAGMA SÃO EIXOS DA LINGUAGEM, SENDO QUE NO PARADIGMA (EIXO VERTICAL) É QUANDO COLOCO DENTRO DO PLANO CARTESIANO E O SINTAGMA (EIXO HORIZONTAL) É O RESULTADO DA ESCOLHA DO PARADIGMA ONDE CONSTRUO O DISCURSO É UMA DICOTOMIA SAUSSURIANA, OU SEJA EU UTILIZO A ESCOLHA DO PARADIGMA PARA CONSTRUIR O SINTAGMA.
    DIFICULDADES?
    NÃO
    COMO UTILIZAR NA VIDA PROFISSIONAL?
    NÃO SEI

    MICHELE ARAUJO SOUZA - RA:1221181

    ResponderExcluir
  9. Aprendi que a Dicotomia saussuriana de sintagma e paradigma. São dois eixos, um vertical sendo paradigma e o horizontal sintagma. Com o paradigma você escolhe cada palavra para poder formar uma frase e o sintagma e o resultados das palavras escolhidas.

    dificuldades?
    como utilizar e aplicar em ensinamento

    como utilizarei na vida profissional?
    não sei

    CRISTIANO F. O. SOUZA - RA:1220796

    ResponderExcluir