quinta-feira, 20 de setembro de 2012

20/09/2012 - Teoria Linguística - SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO

O que aprendi hoje?
Aprendemos sobre significado e significante: eles formam palavras (signos linguísticos).
O significante é a forma de expressão (imagem acústica); o significado é o conceito.

Dificuldades?
São conceitos complexos, a confusão na identificação da diferença entre os conceitos, ou de aplicação (onde exatamente se situa a fronteira entre a imagem acústica e o conceito.

O que fazer para superar essas dificuldades?
Estudar, pesquisar (dentre outras coisas, consultar o Google).

Relevância para minha vida profissional?
Compreender o mecanismo semântico (de significado) da elaboração de um discurso (por que escolher determinadas palavras em determinados momentos?).

17 comentários:

  1. Josemar Marcolino, 1213323

    significante é a forma de expressão, ou seja, a o maneira como falamos ou escrevemos. No momento em que pensamos em uma palavra, estamos criando uma expressão, que chamamos de significante. E nosso cérebro imediatamente começa a buscar uma imagem para que possamos relacionar com esta palavra que se formou em nossa mente.dando origem a um significado, que também podemos chamar de conceito.

    Como são conceitos complexos, são de difícil entendimento e compreensão por ser um tipo de linguagem que não estamos acostumados a utilizar teoricamente em nosso dia-a-dia.
    Para solucionar essas dificuldades, devemos nos dedicar mais aos estudos, realizando pesquisas/consultas sempre que nos depararmos com palavras novas para conhecer seu significado.

    É importante conhecermos bem o significado das palavras para não nos perdermos na hora de pronuncia-las e saber utiliza-las no momento mais adequado para diferentes ocasiões.

    ResponderExcluir
  2. Saussure define o signo como a união do sentido e da imagem acústica. O que ele chama de “sentido” é a mesma coisa que conceito ou idéia, isto é, a representação mental de um objeto ou da realidade social em que nos situamos, representação essa condicionada pela formação sociocultural que nos cerca desde o berço. Em outras palavras, para Saussure, conceito é sinônimo de significado (plano das idéias), algo como o lado espiritual da palavra, sua contraparte inteligível, em oposição ao significante (plano da expressão), que é sua parte sensível. Por outro lado, a imagem acústica /não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão psíquica desse som/. Melhor dizendo, a imagem acústica é o significante. Com isso, temos que o signo lingüístico é “uma entidade psíquica de duas faces”, semelhante a uma moeda.
    Carla Rios

    ResponderExcluir
  3. Lorena -Letras 2012- turma B

    O que aprendi?

    Aprendi que vendo um rabisco num papel voce não identificou ainda essa palavra(significante)a partir do momento que voce decifra o código aí tem um significado.Com o significante que é um conceito,e o significado que é uma imagem acústica podemos dizer que um depende do outro e chamamos de signo.
    Imagem acústica é impressão psíquica desse som.


    O que fazer para superar as dificuldades?

    Estudar, pesquisar e aprender.

    Dificuldades?

    Conceitos complexos, identificar, distinguir corretamente esses conceitos.

    ResponderExcluir
  4. Suzi 1222881





    Eu endento que...
    Quando vemos uma palavra escrita ou falada automaticamente nosso celebro procura uma imagem pra suprir a necessidade de saber o que é em questão de milésimo de segundos associamos o que vemos ou escutamos (significante) a imagem sensorial “Psíquica” (significado) sendo assim quando ouvimos ou vemos algo que não sabemos o que é pra nos nada significa.
    Essa aula e muito complexa de difícil entendimento, mais com ela aprendi que tenho que me dedicar muito aos estudos e sempre que não souber o que uma palavra quer dizer vou pesquisar só assim compreenderei seu significado já que não estou à costumada com esse tipo de linguagem, no futuro desejo aprender elaborar um discurso corretamente.

    ResponderExcluir
  5. Melissa Vasconcelos:

    * O que aprendi hoje?:
    Hoje em sala aprendemos a diferenciar, significado e significante dos signos linguísticos. O significante é aquilo que expressamos e que forma a imagem acústica em nosso cérebro para nós para que possamos compreender o que foi dito, assim formarmos o conceito e a partir deste conceito nós vamos poder compreender o significado.

    * Quais dificuldades encontrei no aprendizado, e como superá-las?:
    Vimos também que se nosso cérebro não tiver referencias para poder formar uma imagem acústica nós não vamos conseguir formar um conceito para obter o significado do signo linguístico desconhecido para nós, e para exemplificar isso em sala de aula foi usado o termo “Mancebo Macambúzio” que poucos conheciam, para fazer um teste para ver o conceito que acabaria se formando, facilitando o entendimento do que foi explicado.

    * Como poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional?:
    Ao compreender o que foi ensinado, pude perceber que preciso ter conhecimento do publico que estou lidando para poder adequar meu discurso e ser compreendida com maior facilidade.

    ResponderExcluir
  6. Juliana Lotufe Screpante.

    *o que aprendi hj?
    aprendi que signo é o resultado de significante=imagem acústica + significado= conceito.
    A imagem acústica de um signo linguístico não é a palavra falada, ou seja, o seu som material, mas sim sua impressão psiquica(a partir da imagem escrita ou falada)deste som, mas a partir do momento que se dá um valor a esta imagem seja ele positivo ou negativo, vc entra no conceito.

    ResponderExcluir
  7. Kemilyn C. Lima Rodrigues

    Significado e Significante = Noção básica que o cérebro tá em ação.
    O significante expressa e forma a imagem acústica em nosso cérebro para que possamos compreender o que foi dito, assim formarmos o conceito e a partir deste conceito podemos compreender o significado.

    ResponderExcluir
  8. Edilani Rafaela Tavolaro-1224293

    O que aprendi é que:
    STE= Significante, imagem acústica= o que vemos.
    SDO= Significado, conceito o que representa.
    Ex do palhaço. Acústica a imagem que vejo.
    Conceito, o que o palhaço faz, quais as suas características.

    As dificuldades são bastante, conteúdo de difícil entendimento, devido a falta de total conhecimento do assunto.

    A única de maneira de resolver as dificuldades é, buscar mais informações sobre o assunto, lendo mais, pesquisando, entre outros.

    No dia a dia, conforme for surgindo as oportunidades de colocar em prática, todo o conhecimento adquirido, assim eu farei, pois é uma das maneiras de aprender mais. Estamos adquirindo a teoria, daqui pra frente é colocar em prática.

    ResponderExcluir
  9. Diná F. Lima

    O QUE APRENDI HOJE?

    Significante: O que vemos, ou seja, a imagem acústica em nossa mente.
    Significado: Todo o conceito sobre aquilo que veio a nossa mente.

    QUAIS AS DIFICULDADES QUE ENCONTREI NO APRENDIZADO E COMO CONSEGUI SUPERÁ-LAS:

    Minha maior dificuldade foi entender a questão do significante. O que facilitou e me ajudou a entender melhor, foi os exemplos usados pelo professor para passar o significado de tudo isso. Um dos exemplos foi o da caneta.

    COMO POSSO APLICAR TAIS CONHECIMENTOS EM MINHA VIDA PROFISSIONAL:

    Posso aplicar aos meus futuros alunos o entender de várias coisas que existem. Preciso saber e entender o significados dessas para passar adiante em minha vida profissional e ate mesmo particular.

    ResponderExcluir
  10. Adna Vasconcelos:

    * O que aprendi hoje?:
    Aprendi que o significante representa imagem acústica transmitida, e com ela formarmos conceitos para compreender o significado.

    * Quais dificuldades encontrei no aprendizado, e como superá-las?:

    Apenas no inicio tive dificuldade em fazer esta separação, mas depois com mais atenção consegui visualizar bem a essência de cada um.

    * Como poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional?:

    lendo mais sobre o assunto, para obter facilidade nesta diferenciação para que na hora de aplicar este conhecimento eu possa ser objetiva.

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula Melo
    *O que eu aprendi?

    Aprendi que significante é uma imagem acústica é que o signo linguístico é uma entidade psíquica e que encaramos os signos linguísticos como uma moeda que se não tiver os dois lados o Significante ou o Significado não é um signo
    Como o professor deu o exemplo da piada suja e pesada que na verdade não tem conotação sexual é um joguinho de STE e SDO e isso serve para a criação de signos
    Significante é expressão e significado é conteúdo

    ResponderExcluir
  12. Significante é representada pela imagem acústica, aquilo que vem a cabeça (mente) quando algo é dito ou expressado.

    Significado: é o conceito por de trás daquela imagem.

    No caso da palavra '' Controle remoto '', a mente dá características da forma de um controle remoto, e no caso do significado temos conceitos que fazem aquilo um controle remoto.

    Logo de início aparenta ser um tema fácil a ser lidado, porém algumas vezes confundi os termos significante e significado. Essa foi a única dificuldade encontrada.

    É de extrema importância saber os significado de cada palavra, assim teremos uma maior compreensão em um diálogo, iremos saber a forma correta do que algo quer dizer, evitando assim falhas de comunicação.

    Felipe de Castro 1223511

    ResponderExcluir
  13. Odete Araujo Santos.
    RA:1222518
    Quando voce diz ou escreve a palavra cadeira voce tem um significante a forma a palavra falada ou escrita.
    Imaginamos a cadeira tem o assento os pés o encosto é seu significado
    Podemos falar cadeira em outras línguas muda o significante mas não o significado.

    ResponderExcluir
  14. * Aprendi que signo linguístico é uma entidade psíquica de duas faces.Denominamos signo a combinação do conceito e da imagem acústica. Descrevendo assim o conceito como significado e a imagem acústica como significante.

    *Não tive dificuldades.

    *Os conhecimentos serão utilizados princupalmente para sabermos escolher determinadas palavras em determinados momentos. A forma como foi passada as explicações sobre o tema também será bastante útil, pois explicar através de forma simples,utilizando informações cotidianas, nos fazem assimilar mais facilmente.

    Geyza Cecilia Campos RA 1225368

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse texto temos mais uma dicotomia de Saussure: Significado e Significante ou como aprendemos; imagem acústica e conceito.

      Partindo do principio explicado em aula que Signo é uma entidade psíquica de duas faces, passamos a entender cada uma delas.
      Quanto a imagem acústica podemos dizer que ela faz parte da nossa psíque e tem que ser sentida por um de nossos 5 sentidos biológicos normalmente sua persepção é inicialmente fisíca.
      Já o conceito existe quando damos algum valor para essa imagem.
      Nesse caso podemos dizer que somente temos um signo linguistico se possuirmos os dois, Significante e Significado.
      Concluimos ainda que um mesmo signo pode ter mudanças ou alterações segundo o sentido conotativo de cada individuo.

      Rafael A D S Ribeiro R.A. 1221773

      Excluir