domingo, 16 de setembro de 2012

13/09/2012 - Teoria Linguística - SAUSSURE - LÍNGUA E FALA

Prezados,

Aqui segue o link para o arquivo .pdf do livro "Curso de linguística geral", de Ferdinand de Saussure: http://uepaingles1.files.wordpress.com/2011/03/curso-de-linguc3adstica-geral-saussure1.pdf.

Neste material, a partir da página 26, temos um capítulo que fala da dicotomia saussureana entre língua e fala.

Abaixo, texto publicado por Mariana Figueiredo no site http://galpoesdesonho.blogspot.com.br/2010/12/langue-e-parole-ferdinand-de-saussure.html

A partir da leitura dele, faremos os comentários.

Boa leitura!

Prof. Gabriel.

+++

Langue e Parole - Ferdinand de Saussure

Vou estabelecer a postagem a partir de trechos do texto "As dicotomias Saussurianas" de Castelar de Carvalho e anotações feitas durante as aulas que, provavelmente, estarão entre parênteses.

Primeira dicotomia: Langue e Parole
"Fundamentada na oposição social / individual revelou-se com o tempo extremamente profícua (útil). O que é fato da langue está no campo social; o que é fato da parole situa-se na esfera do individual."
"Saussure afirma e adverte ao mesmo tempo: 'a linguagem tem um lado individual (parole) e um lado social (langue), sendo impossível conceber um sem o outro.' "
(Temos então, que a langue é a língua e a parole é a fala.)
(A langue é necessária para que a parole seja clara e compreensível. A parole estabelece as futuras mudanças da langue.)
"É tal a interdependência entre a langue e a parole que Saussure considera a langue, ao mesmo tempo, instrumento e produto da parole."

A Langue

*como acervo linguístico*
É o lado mental da langue.
"A langue, como acervo linguístico, ' é o conjunto de hábitos linguísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender' e ' as associações ratificadas pelo consentimento coletivo e cujo conjunto constitui a langue, são realidades que têm sua sede no cérebro'.
Guarda consigo toda a experiência histórica acumulada por um povo durante a sua existência.
A langue é "uma soma de sinais depositados em cada cérebro, mais ou menos como um dicionário cujos exemplares, todos idênticos, fossem repartidos entre os indivíduos."

*como realidade sistemática e funcional*
É a capacidade lógica da gramática. É um sistema de signos que exprimem ideias.
"Nenhum indivíduo tem a faculdade de criar a langue, nem de modificá-la conscientemente. Ela é como uma armadura dentro da qual nos movimentamos no dia-a-dia da interação humana."

*como instituição social*
"Como qualquer outra instituição social, a langue se impõe ao indivíduo coercitivamente. Por isso, ela se constitui um elemento de coesão e organização social."
"A parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que por si só, não pode criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude de uma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade."

A Parole

Ao contrário da langue, se constitui de atos individuais, e, por isso, torna-se múltipla, imprevisível, irredutível a uma sistematização.
Ora, a Linguística só estuda aquilo que é recorrente, constante. Assim, a heterogeneidade da parole não permite que se haja um estudo sistemático."É a fala (parole) que faz evoluir a língua (langue): são impressões recebidas dos outros que modificam nossos hábitos linguísticos."

Conclusão: "A feliz dicotomia língua / fala é o ponto de partida para Saussure postular uma Linguística da língua e uma Linguística da fala (...) sendo que, para o mestre genebrino, a

+++

27 comentários:

  1. Saussure desenvolveu a sua doutrina em dicotomia,que significa duas partes,a primeira dicotomia:significado e significante.
    A segunda:língua e fala.Língua é social,resultado coletivo,fala é individual.Podemos estudar a evolução da língua através da Diacronia.No meu entendimento,uma pesquisa que nunca terá fim,porque a língua é viva e sempre muda!
    By Tatiane Pereira Da Silva

    ResponderExcluir
  2. Diná F. Lima

    Aprendi que tanto a Langue (Língua) como a Parole (fala), não vivem um sem o outro, pois a língua ajuda a fala a sair com clareza e a fala ajuda a evoluir a língua. Um depende dol outro para que possa se tornar compreensível para todos e o meio de comunicação fique bastante claro.

    ResponderExcluir
  3. Odete Araújo Santos

    O que aprendi hoje?

    Língua (Langue)é a estrutura da língua sua grámatica que é a soma de sinais depositados em cada celebro como um dicionário com exemplares identicos repartidos entre os idivíduos.
    Ela é viva e nenhum individuo tem a faculdade para criá-la.
    Parole que chamamos de fala e que a fala e a língua são complementares uma depende da outra.

    Quais foram minhas dificuldades?
    Conseguir comentar o que entendi.

    ResponderExcluir
  4. APRENDI QUE A LINGUA OCORRE COMO UM GRANDE PACTO PARA UMA MELHORA NA COMUNICACAO ENTRE OS SERES.ORDENADAS,E NOSSO CEREBRO É ESTE GRANDE ARQUIVO GERAL DE SINOS E CONCEITOS. SILVANA

    ResponderExcluir
  5. CONHECIMENTO E ESCOLA APRENDEMOS O QUANTO O SABER DEVE SER DEMOCRATICO,ESSENCIAL E PRIORIDADE EM QUALQUER AMBITO SOCIAL.FAZENDO PARTE DE NOSSO DIA A DIA.TORNA - SE ACESSÍVEL A TODOS.TIRANDO O PODER DE ACHISMO EM VENDER E COMPRAR CONHECIMENTO.ATE PORQUE A MINORIA CONTEM UM PODER MAIOR;ENTAO CABERIA A MASSA SO OCUPAR ESPAÇO.A ESCOLA É OBJETO MAIS PROXIMO A TODOS PARA O CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  6. Suzi 1222881

    A língua (Langue) e ampla, um tesouro deixado pela prática da fala (Parole)...
    A língua e um sistema de signos que exprime idéias como um dicionário gigante colocando os elementos um atrás do outro em uma linha estabelecida já a fala e heterogenia cada pessoa escolhe com que signo vai se expressar em suma a fala e um ato individual mais mesmo assim um não vive sem o outro

    ResponderExcluir
  7. Melissa Vasconcelos:

    * O que aprendi hoje?
    Neste texto aprendi a importância da langue e da parole agindo em conjunto, pois, somente com nosso acervo linguístico podemos ter a fonte necessária de informações sobre signos linguísticos que nos leva a compreender e ser compreendido dentro de uma situação onde a parole está sendo executada, porém a parole é um ato individual que de cada pessoa, portanto acaba por modificar a langue aos poucos com expressões que vão se tornando cada vez mais usadas fazendo-a evoluir.
    * Quais dificuldades encontrei no aprendizado, e como superá-las?
    Não tive dificuldades com esse texto porque ele é bem claro e objetivo e não me causou duvidas ou dificuldades.

    * Como poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional?
    Através do que aprendi com este texto, vou ter uma melhor visão de como agir perante cada diferença em cada tipo de linguagem usada por cada pessoa e vou saber que alguns termos podem não ser errados, pois, nossa língua é viva e está sempre em um processo evolutivo.

    ResponderExcluir
  8. juliana lotufe screpante:

    *o que apendi hoje?
    o homem comunica-se através da língua(langue), ultilizando a fala (parole),através dos signos verbais.Esse meio de comunicaçaõ é considerado por saussure um dicionário, porém, cada indivíduo escolhe o que quer ou deseja pronunciar.E neste dicionário é necessário acrescentar uma gramática.
    *Confesso que encontrei certa dificuldade em interpretar o texto.
    *vou aplicar o que aprendi atualizando sempre meu dicionário verbal, e incluindo também a gramática nele,tentando falar o mais correto possível me auto-corrigindo e investindo em boas leituras.

    ResponderExcluir
  9. Kemilyn C. Lima Rodrigues

    A fala é o ato pelo qual o indivíduo emprega a língua para expressar as suas ideias. E que segue, de natureza individual.
    Todas as modificações que se operam na língua se originam na fala, mas não influem no sistema da língua, a não ser quando haja condições favoráveis para que essas modificações se generalizem, de tal modo que sejam aceites por todos os falantes.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Josemar Marcolino, 1213323

    Segundo Saussure langue é um conceito social da linguagem muito importante para que possamos falar e compreender o significado da palavra corretamente. Por isso que saussure afirma que, langue e parole devem ficar unidas e que uma não se constitui sem a outra.

    . A langue como acervo linguistico.
    É lado mental da lingua, ou seja, é o conjunto de palavras que se formam no cerebro e que constitui os habitos linguisticos que permite o individuo entender e compreender o significado coletivo das palavras.
    Esse conjunto de palavras vão se armazenando na mente humana ao longo do tempo, formando assim uma especie de dicionario mental, identicos e compartilhado entre todos. Ou seja, um passa para o outro o seu conhecimento.

    . Como realidade sistematica e funcional.
    Entende-se como a capacidade de escrever, respeitando as regras gramaticais corretamente, da projeção das idéias das palavras representadas pelos signos linguisticos. portanto, ninguem pode muda-la ou modifica-la sozinho.

    . Como já vimos anteriormente, a langue é um pacto social entre a sociedade, ou seja, é um contrato que foi estabelecido entre os povos para padronizar a lingua e portanto não pode ser mudada ou alterada sem que haja um consentimento entre todos que ha utilizam, dando origem ha um novo pacto social.
    E mesmo que a langue fosse modificada, a sociedade ainda teria que passar por um longo processo de readaptação.

    . Parole.
    Se constitui dos atos individuais tornando-se multiplas e imprevisiveis a um sistema evolutivo. ou seja, cada individuo tem a sua maneira de falar e nao pode ser mudada por ninguem e sim incrementadas para que a langue possa evoluir.

    ResponderExcluir
  12. Edilani Rafaela Tavolaro-1224293

    Aprendi que, langue(língua)é um pacto social. Onde todos falam a mesma coisa. Não adianta eu querer trocar o nome dessas coisas, sem antes fazer um pacto social.
    A língua é autônoma, não tem dono, é viva. Pois se modifica. De tempos em tempos, as palavras desaparecem do nosso falar, e passado alguns anos, essas mesmas palavras voltam a fazer parte do nosso dicionário verbal.
    Parole(fala) Ato individual, a língua em uso. Ação concreta do de falante.

    Surgiram algumas dificuldades, mas nada que não possam ser sanadas, com mais leituras sobre o assunto, Acrescentar o hábito da leitura também pode ser muito válido.

    Com o hábito da leitura diariamente, trará um vocabulário mais completo, o que facilitará na hora de se expressar.

    ResponderExcluir
  13. Lorena - Letras 2012- Turma B

    Aprendi que a língua é um pacto social, ela se modifica sózinha, é viva e autônoma.A diacronia é a mudança da língua através do tempo. .
    Saussure compara a língua (langue)como um dicionário, cujos exemplares fossem distribuídos nos membros de uma sociedade.E quando essa língua posta em ação individualmente por cada falante chamou de parole(fala) é a esfera individual.Saussure afirma ao mesmo tempo: a linguagem tem um lado individual (parole) e langue sendo impossível conceber um sem o outro.. A fala é a evolução da língua.

    Tive dificuldades de expressar o que entendi.

    Quero ver mais desse assunto para me interar.

    ResponderExcluir
  14. aprendi que a lingua é um pacto social,que ela tem autonomia e é regida pela gramática e que nosa fala é um ato individual e por isso que encontramos variações linguísticas não aceitas pela gramática,mas ela sempre estão interligadas,a lingua precisa de regras que só a gramtica pode oferecer.
    entendi também que temos sincronia e diacronia como dercrição do compotamento social da lingua no tempo e espaço,nos dando um comparativo,medidndo a evolução do tempo(sincronia) e através do tempo(diacronia),sempre lembrar que uma depende da outra,não ha como isola-las.

    nome: michele araujo RA:1221181

    ResponderExcluir
  15. Adna Vasconcelos:

    * O que aprendi hoje?

    Aprendi que tanto a Langue (Língua) como a Parole (fala), são complemento um do outro, a língua auxilia a fala a a ser clara, já a fala ajuda na evolução da língua. Assim o sistema é completo, e há clareza em qualquer discurso.


    * Quais dificuldades encontrei no aprendizado, e como superá-las?

    Não tive dificuldades com esse texto.

    * Como poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional?

    Por ter aprendido que a língua é viva e se modifica o tempo todo, saberei que nem todas as expressões de fala que julgamos são de fato errôneas e terei uma flexibilidade podendo sempre demonstrar ao meu publico como ser mais tolerante quanto a isso, sempre baseada em algo sólido para não deturpar a imagem da língua.

    ResponderExcluir
  16. O que aprendi hoje é que a langue(lingua)obedece um pacto social, no qual não podemos quebrar,ela consiste na capacidade que o homem tem de comunicar-se,quanto a parole(fala) é uma esfera individual, onde cada um desenvolve sua própria forma de comunicar-se.

    Adriana Vitalino

    ResponderExcluir
  17. Com este texto aprendi a importância da língua e da fala, e que uma é dependente da outra no papel social. A langue em si é a forma com que as pessoas conseguem se comunicar entre si de forma clara e objetiva, o indivíduo de certa forma já vem adquirindo desde sua infância moldando através da fala, escrita ou outras formas de comunicação.

    Tive um pouco de dificuldade para interpretar o texto, busquei em outras fontes para entender melhor o assunto.

    Felipe de Castro. 1223511

    ResponderExcluir
  18. Aprendemos com Saussure que o homem consegue se comunicar com seus através de signos verbais a língua =LANGUE determina um emprego de sons onde cada ser humano escolhe o que lhe serve para uma comunicação imediata quando colocamos isto em ação atravez da fala temos então PAROLE= DO FRANCÊS VERBO,FALAR(DISCURSO), quando falamos emitimos vibrações sonoras onde o receptor ira decodificar e transformar em uma imagem.
    isto eu entendo como LANGUE/PAROLE.

    Jaime da conceição júnior.

    ResponderExcluir
  19. Aprendi que tanto a Langue (Língua) como a Parole (fala), um complementa o outro, pois a língua ajuda a fala a ser pronunciada com clareza e a fala ajuda a evoluir a língua. Um dependente do outro para que possa se tornar compreensível para todos e o meios de comunicações.
    CRISTIANO RA:1220796

    ResponderExcluir
  20. * Aprendi segundo os ensinamentos de Saussure a Langue está no campo social e a Parole na esfera individual.
    Sendo a Langue um conjunto de hábitos linguísticos,uma capacidade lógica da gramática.
    A Parole por sua vez constitui atos individuais,fazendo a evolução para língua (langue).
    Sendo assim impossivél separa-lós.

    * Dificulddae:Descrever o que entendi com mais clareza.

    * Os conhecimentos serão aplicados em aulas ministradas sobre o assunto ou que se relacione com o mesmo. E também posso acrescentar que existe uma mudança de conceito uma vez que aprendemos que a língua é um pacto social e que pode ser modificada por exemplo culturamente,regionalmente,mas que se conserva em sua forma gramatical.

    Geyza Cecilia Campos RA 1225368

    ResponderExcluir
  21. Com base no texto podemos dizer que Saussure nos traz em sua 1ª dicotomia estuda por nós; a questão de língua e fala (langue / parole). Saussure salienta que linguagem é a capacidade humana em comunicar-se com seus semelhantes, desse modo ele assemelha "langue" a um dicionário distribuido a todos os membros de nossa sociedade, onde "parole" seriam as palavras escolhidas por cada individuo para servir seus propósitos de comunicação e posta em ação por um falante em situação concreta.
    Podemos dizer que isso nos leva a reflexão em determinados momentos, pois se "Fala" é um ato individual, como podemos julgar pessoas de diferentes localidades e de diferentes culturas sem ao menos tomar conhecimento disso.

    Rafael A D S Ribeiro R.A. 1221773

    ResponderExcluir
  22. Entendi que a Langue (Lingua) e a Parole (fala) sempre vão andar juntas apesar de uma ser mais coletiva (social)e a outra Individual. Langue faz com que as pessoas de um certo local,se compreendam e a Parole pode modificar as estruturas da Langue quando bem desejar e com isso a Lingua pode evoluir passando por diversas transformações. Uma depende da outra.

    Bruno vinnicius de sousa silva RA 1222846

    ResponderExcluir
  23. O que aprendi?
    Em meu entendimento, resumo a língua como uma convenção, resultante de um acordo entre os seus usuários. Portanto, para eles ela é adquirida e convencional, é uma instituição social; já a parole é particular, é um dado individual, é diferente para cada pessoa, é a concretização da língua. A fala é assistemática, é concreta, real e individual.
    Langue é a estrutura da língua, seus vocábulos, sua gramática, enquanto Parole é o que costumamos chamar de "fala", o uso da língua. É claro que existe uma diferença clara entre a estrutura de uma língua e a forma como ela é usada, mas não dá pra dizer que uma é mais importante do que a outra. Elas são complementares, uma depende da outra, pois sem uma estrutura não haveria seu uso, e esse uso acaba por modificar a estrutura, eis aí a importância de diferenciar e observar ambas.

    Raphael Telini
    RA 1224646

    ResponderExcluir
  24. O QUE APRENDI HOJE?

    A língua (Langue) e ampla, um tesouro deixado pela prática da fala (Parole)...
    A língua e um sistema de signos que exprime idéias como um dicionário gigante colocando os elementos um atrás do outro em uma linha estabelecida já a fala e heterogenia cada pessoa escolhe com que signo vai se expressar em suma a fala e um ato individual mais mesmo assim um não vive sem o outro.


    QUAISFORAM AS MINHAS DIFICULDADES?

    Poder comentar o que aprendi

    ResponderExcluir
  25. A língua é um pacto social, o individuo não modifica a língua mas sim uma comunidade, de acordo com a diacronia e a sincronia. A língua varia e muda, trata a realidade linguistica, envolve variações e mudanças, esse fenomeno acontece em todas as línguas do planeta Terra, até que se encontre falantes fora dela. Linguistica é a ciência dos signos verbais ou palavras, signo é tudo que ocupa lugar de algo para alguem, representação. Significante forma expressão, conteúdo conceito.

    Langue e parole: Saussere parte do principio que a linguagem humana é uma abstração, capacidade humana, consiste na capacidade que o homem tem de comunicar-se com o seu semelhante,abrange por isto fatores fisiologicos e psíquicos. A langue cada individuo escolhe aquele que serve a seus propositos imediatos de comunicação, cada situação concreta de comunicação é chamada de parole.

    Obs.: Não tive dificuldades de entender a matéria que por sinal é muito interessante, um assunto novo para mim. R.A. 1223981

    ResponderExcluir