quinta-feira, 8 de novembro de 2012

08/11/2012 - Teoria Linguística - VARIAÇÃO E COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA

Prezados,

Abaixo resumo do discutido em sala no dia 08/11, sobre variação e competência linguística.

+++
SOCIOLINGUÍSTICA

VARIAÇÃO E COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA

> Variação linguística é o conjunto de flexões que uma língua apresenta no seu uso, de acordo com o recorte social dos usuários.

> Fatores que podem causar variação linguística:
* faixa etária;
* região geográfica;
* gênero;
* situação socioeconômica;
* grau de escolaridade;
* mercado de trabalho;
* rede social;
* estilo;
* tempo.

> Competência linguística é a caoacidade que um indivíduo desenvolve de compreender (e de se fazer compreender por meio de) as mensagens codificadas nos mais diferentes tipos de variedades linguísticas.

> Norma padrão é a variedade linguística socialmente privilegiada, por ser a representativa do grupo social que possui o poder de decisão.

+++

Sem mais,

Gabriel.

17 comentários:

  1. A língua por viva tem muita variação.principalmente sócio econômica e politica...tem grande poder na sociedade onde tudo pode de certa forma ser influenciado em todos os aspectos.
    lucimara baule monteiro ra 1223981

    ResponderExcluir
  2. O QUE APRENDI hoje?

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, dominar a língua é um grande passo do educando para que ele possa ter uma participação social plena e concreta, já que é através dela que o ser humano pode expressar suas opiniões e defender suas idéias, construindo, a partir daí, uma visão de mundo justa e consciente, para enfim, produzir o seu conhecimento
    A língua é uma entidade viva e que passa por devesas variações e mudanças. A competência comunicativa dos usuários da língua é desenvolvida a partir de variedades linguísticas que são composta por nove variações.Os dialetos são variedades que ocorrem em função dos usuários da língua. Existem varias dimensões de dialetos, a territorial que ocorre entre as diferentes regiões, se diferenciando na pronúncia, a social, ocorre de acordo com a classe social e é definida a partir do nível de escolaridade ou classe econômica além de outros aspectos, de idade, onde a língua é usada na maneira que a faixa etária exige, dimensão do sexo, os homens e as mulheres se diferenciam, são os estágios do desenvolvimento da língua e ainda o dialeto da função que são as variações da língua de acordo com a função do falante.
    Os registros têm suas variações, o grau de formalismo, representa uma formalidade que se aproxima da língua padrão e culta.Fazendo uma relação da língua falada e da escrita.A variação Lingüística deve ser motivo de estudo para todos nós brasileira pois, para entender nossa língua é preciso compreender sua variedade e evolução, entretendo o preconceito linguístico se faz presente em nosso país ate mesmo em sala de aula, seria sensato saber que existem limites entre a forma escrita que obedece as normas gramáticas. já seus linguistas usam a fala para comunicação sendo que não há limites para a comunicação sendo esta ilimitada,não obedece regras é inflexível e ilimitada.E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade.

    Quais foram minhas dificuldades?

    Não tive dificuldade.

    Como utilizar meu aprendizado em relação a minha pratica?

    O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais.

    Quanto ao nível informal, este por sua vez representa o estilo considerado “de menor prestígio”, e isto tem gerado controvérsias entre os estudos da língua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errônea é considerada “inculta”, tornando-se desta forma um estigma.


    Maria Rita ( a própria )

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. As línguas são heranças históricas que passam de geração para
    geração. No português encontramos um exemplo de variação histórica que
    seria a forma de tratamento que se usava para Reis no século XV: “Vossa
    Senhoria”. As variações da língua são relacionadas a diversos fatores como:
    A - A faixa etária: palavras que variam ao longo das gerações, cada idade
    possui uma especificidade em sua fala. Um jovem de 18 anos não usa os
    mesmos termos que um homem de 40 anos, pois a língua se transforma com o
    tempo.
    B – Gênero: homens e mulheres falam de maneiras distintas, de acordo com os
    padrões sociais que lhes são culturalmente condicionados.
    C – Status socioeconômico: desigualdade na distribuição de bens materiais e
    culturais, que reflete em diferenças sociolinguísticas. Na maioria das vezes
    pessoas de status econômico mais baixo possui uma linguagem mais coloquial
    do que quem status mais alto.
    D – Grau de escolaridade: anos de escolarização e qualidade da escola que
    frequentou.
    E – Mercado de trabalho: cargo ou atividade que um individuo desempenha
    dentro de seu trabalho.
    F – Rede social: pessoas com quem convivemos e interagimos no nosso dia-adia. A variação linguística portanto é resultado das interações sociais.

    ResponderExcluir
  5. Conforme o tempo passa e a s gerações vão modificando, a linguagem por si própria muda também. Isso nota-se pelo comportamento usado pelas pessoas mais jovens por exemplo, a linguagem é totalmente diferente de uma pessoa muita mais velha.
    O fato do gênero também muda bastante, mulheres e homens não tem o mesmo dialeto, com relação também a classe econômica, grau de escolaridade onde muitos não terminaram nem mesmo o ensino fundamental e são completamente analfabetos, mercado de trabalho e rede social onde as pessoas interagem de várias maneiras uma com as outras de formas diferentes.

    Diná F. Lima R.A: 1222235

    ResponderExcluir
  6. Vimos mais uma vez que a língua é viva,autônoma e varia de acordo com determinadas características;região,idade,instrução e classe social.Porém existe a norma padrão que é privilegiada e representada pelo sociedade que exerce e possui o poder de decisão.
    By:Tatiane Silva

    ResponderExcluir
  7. Letras 2012- turma N1 B

    "Que importa que uns falem mole descansado
    Que os cariocas arranhem os erres na garganta
    Que os capixabas escancarem as vogais
    Que tem si os quinhentos réis meridional
    Vira tostões do Rio pro Norte?
    Juntos formamos este assombro de misérias e grandezas,
    Brasil, nome de vegetal..."
    (Mario de Andrade)

    Em vários lugares falamos diferentes, não devemos pensar que falamos perfeito, tem cidades, estados ou mesmo em nossa cidade temos diversas variações da língua. Temos dialetos e também idioletos. Tem vários fatores que podem causar essa variação linguística : faixa etária, região geográfica, gênero, situação socioeconômica, grau de escolaridade, mercado de trabalho, rede social, estilo e tempo. A capacidade que um indivíduo desenvolve de compreender(de fazer -se compreender).

    Lorena

    ResponderExcluir
  8. O modo de falar de uma criança é completamente de um adulto, este, que por sua vez, talvez seja diferente de um idoso. Porém se aplica a competência linguística de compreender, e de fazer -se compreender.
    De modo geral existe vários fatores que levam a variação linguística. Com tudo ainda existe uma normal patrão posta pela classe dominante.

    ResponderExcluir
  9. Entendemos por competência linguística a capacidade de comunicação,assim o homem compreende e se faz compreender. Sendo assim,podemos dizer que as variações linguísticas são importantes para que haja a formação de grupos sociais sejam eles variaveís pelas condições de diferentes faixas etárias,onde um adolescente de hoje utiliza diferentes palavras para se comunicar que uma pessoa que tenha vivido sua adolescência a quinze anos atrás por exemplo,podemos citar a região geográfica onde as características e as interpretações das palavras podem mudar dependendo do lugar onde se encontra.
    Outros fatores que podemos listar são o gênero,a situação socioeconômica,grau de escolaridade,estilo e mercado de trabalho também.
    Portanto para que acessivél a todos a comunicação,a compreensão existe a norma padrão,que nos representa e unifica os grupos sociais.

    Geyza Cecilia Campos - RA 1225368




    ResponderExcluir
  10. Competência linguística é a capacidade que o ser humano desenvolve de compreender e de se fazer compreender, lembrando que nem todos falam iguais aqui mesmo em São Paulo temos diversas variações linguística então ninguém pode dizer que seu modo de falar e o correto, temos dialetos e também idioletos existem vários fatores que podem causar essa variação linguística.: faixa etária, região geográfica, gênero, situação socioeconômica, grau de escolaridade, mercado de trabalho, rede social, estilo e tempo
    RA 1222881

    ResponderExcluir
  11. Aprendi que a língua é um ato social,que serve para a comunicação,é um patrimônio cultural, de domínio publico ou seja todos somos donos da língua, ela é adaptada ao ambiente em que estamos.Sei que a linguagem pode variar de acordo com as pessoas e o mundo em vivemos.dentro da variação linguística temos pequenos dialetos,sotaques diferentes,existe subdivisões na língua portuguesa,e a competência linguística se utiliza da varição para se fazer entender,além de dominar a norma padrão. Há vários fatores que favorecem as variações linguísticas,mais a que mais prestigio tem é a norma padrão, pois ela é utilizada pela casse dominante(situação socioeconÔmica)de um pais.

    RA:1221181 michele araujo

    ResponderExcluir
  12. Norma padrão, nós classificamos a linguagem como certa ou errada à partir da norma padrão. Um divisor de água, ela decide o que é adequadonas situações formais. Utilizando pela maioria das pessoas.
    Sociedade é dividida em classes. A situação econômica classifica a linguagem dita. O rico fala bonito e bem. O pobre fala de maneira não errada, mas não obedece a norma padrão.
    A classe dominante é definida pela situação socioeconômica, isso é um fator de variedade linguística. A classe dominante utiliza a norma padrão culta ou a padrão, que são as que prevalecem, tem maior prestígio, decide o certo e o errado. Em caso de vestibular, concurso publico, enem é a norma padrão que vale, a outra linguagem é tida como marginalizada.

    Edilani Rafaela Tavolaro - RA: 1224293

    ResponderExcluir
  13. Existem subdivisões da língua portuguesa= variação linguística
    A língua é um patrimônio cultural
    Noção de competência linguística= Entender e fazer - se entender.
    Norma padrão é uma variedade linguística, mas a norma padrão tem uma peculiaridade entre as demais. A norma padrão tem mais prestígio ele define o que é e o que não é adequado nas formas de comunicação.

    Kemilyn C Lima Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Melissa Vasconcelos RA: 1224309

    As variações linguísticas dependem de vários aspectos como: região, idade, escolaridade, etc... Então ao nos comunicarmos temos que considerar as variações de cada pessoa, pois não é só a linguagem na norma culta que está correta, então nesse ponto entra a competência linguística que é a capacidade de falar com determinados grupos se fazendo compreender e entendendo as pessoas com que você está se comunicando.

    ResponderExcluir
  15. Podemos entender por variação linguística os diversos processos de adaptação aos quais a língua está sujeita dentre eles podemos sitar a faixa etária, grupo social entre outros. Lembrando que uma variação pode ser considerada fora da norma padrão mas isso não quer dizer que essa variação seja errada. Devemos sempre levar em conta o contexto sociocultural ao qual se aplicam essas variações.

    Rafael A D S Ribeiro
    R.A 1221773

    ResponderExcluir