terça-feira, 6 de novembro de 2012

06/11/2012 - Prática de Ensino - O CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO

Prezados,

Abaixo post do trabalhado em sala de aula no dia 06/11, sobre o construtivismo na educação. O texto original é de autoria de Lino de Macedo e pode ser acessado por meio do link http://www6.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/.

+++
CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO

* Jean Piaget

* O construtivismo valoriza as ações enquanto operações do sujeito que conhece.

* O construtivismo produz conhecimento em uma perspectiva não formal ou, se se quiser, apenas formalizante.

* No construtivismo o conhecimento é concebido como um "tornar-se" antes de um "ser".

* Ao construtivismo o conhecimento só tem sentido enquanto uma teoria da ação (em sua perspectiva lógico-matemática), e não enquanto uma teoria da representação.

* O construtivismo é produto de uma ação espontânea ou apenas desencadeada, mas nunca induzida.

==> O professor construtivista deve saber muito a matéria que ensina, para saber discutir com o estudante, para localizar no histórico da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas inteligentes, para formular hipóteses, para sistematizar quando necessário.
+++

Sem mais,

Gabriel.

15 comentários:

  1. Entendi que o construtivista usa forma mais espontâneas que ensino.aguarda que o sujeito se manifeste em seu tempo sem muitas cobranças sem induzi-las...entendo que cada um tem seu tempo,mas acredito que isso não funciona para todos os sujeitos.
    lucimara baule monteiro ra 1223981

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. O que aprendi hoje?
      Segundo Fernando Becker : "Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento."
      Aprendemos nessa aula o que é o construtivismo e como ele se dá em sala de aula.Ele faz parte da crença de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo em incessante construção e criação. Assim,o conhecimento é um “edifício” erguido por meio da ação, da elaboração e da geração de um aprendizado que é produto da conexão do ser com o contexto material e social em que vive, com os símbolos produzidos pelo indivíduo e o universo das interações vivenciadas na sociedade.
      O Método construtivista conduz, assim, a uma nova visão de mundo segundo Jean Piaget, um dos teóricos mais significativos deste método, acreditava no potencial da criança, que toda criança traz de casa uma bagem cheia de conhecimento , e não fazia como muitos acham. Com sua própria ação e de seu comportamento, o poder nela interiorizado de absorver as informações obtidas do mundo exterior e acomodá-las, isto é, alterar sua forma, para que assim ela possa entender a realidade na qual está inserida. Basicamente, o saber é sempre produzido pelo ato de construção, o qual deve sempre ser estimulado no aluno.
      Lembrando que construtivismo não faz milagre quando o aluno não que contribuir na construção do conhecimento dele. Cabe o professor procurar outros meios. Eu particularmente acredito que o construtivismo perder muito quando se tem turmas grandes e heterogenias, logico que uma sala hegemonia é um sonho para qualquer professor.
      O construtivismo precisa de outras parcerias para atingi os objetivos e competências que o sistema educacional exigem .

      Quais foram minhas dificuldades?
      Não tive dificuldade

      Como vou utilizar o aprendizado nas minhas praticas?


      O conhecimento adquirido através do construtivismo é tido como o mais semelhante a uma aventura intelectual. O modelo construtivista está centrado na produção do saber pelo aluno, sendo esses colocados à prova para modificá-los ou construir de forma modificando.
      O aluno ensaia, busca, propõe soluções, confronta-as com as de seus colegas, defende-as e as discute.
      Para isso acontecer o professor construtivista deve saber o que ensina, e como ensina para seus alunos assim obterão essas competências .
      A educação pública é e sempre foi verticalizada, onde se ensina só o apostilado (apostila do governo), nesse caso, o docente perde força em implantar o construtivismo?

      Maria Rita


      Excluir
  3. O professor construtivista deve saber muito a matéria que ensina. Mas, por uma razão diferente, antes, tratava-se de saber bem para transmitir ou avaliar certo. Agora, trata-se de saber bem para discutir com a criança, para localizar na história da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas inteligentes, para formular hipóteses, para sistematizar, quando necessário. O conhecimento científico sobre determinado assunto será sempre referência principal. Mas, não se trata de saber para impor, submeter ou induzir uma resposta na criança. Em uma visão não construtivista a resposta ou mensagem do professor é o que interessa, já na visão construtivista, é a pergunta ou situação problema que ele desencadeia nas crianças. Uma aula não construtivista pede o silêncio e a contemplação do ouvinte, uma aula construtivista pede o ruído e a manipulação, nem sempre jeitosa, daqueles que, tendo ou aceitando uma pergunta, não estão satisfeitos com o nível de suas respostas. Concluindo, o construtivismo afirma que as pessoas constroem conhecimento interagindo de forma ativa com o meio ambiente. Não se é, nem pode ser um mero banco de memórias que absorve passivamente o que se vê, ouve, sente, toca ou lê, pois não é desta forma que se constrói conhecimento. Por outro lado, isso não significa que ao ler ou ver não se possa aprender nada, se pode sim, porém, não há na aquisição de conhecimento o diferencial que é a transferência de informação de cérebro pra outro.

    ResponderExcluir
  4. O construtivismo valoriza as ações enquanto operações do sujeito que conhece.

    ações ele age sobre o mundo,sujeito ser inacabado e em contato com objeto.

    O construtivismo produz conhecimento em uma perspectiva não formal ou, se se quiser, apenas formalizante.

    nada é pronto tudo tem que ser construído a construção se da a partir da interação.

    No construtivismo o conhecimento é concebido como um "tornar-se" antes de um "ser".

    A evolução do ser que na verdade não evoluiu é um ser inacabado no conhecimento você não "é" você se "transforma" é interação.

    Ao construtivismo o conhecimento só tem sentido enquanto uma teoria da ação (em sua perspectiva lógico-matemática), e não enquanto uma teoria da representação.

    A noção da ação e da interação você tem um contato com a representação

    O professor construtivista deve saber muito a matéria que ensina, para saber discutir com o estudante, para localizar no histórico da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas inteligentes, para formular hipóteses, para sistematizar quando necessário.

    Você tem que criar um sistema quando necessário.

    ResponderExcluir
  5. Lorena - Letras N1 B

    Piaget, fala que o construtivismo só tem sentido na teoria da ação, e não enquanto a teoria da representação, a prática é mais importante que a teoria. Tem que haver uma interação do sujeito com o objeto.
    Não se encontra nada pronto, tem que haver o construtivismo.
    Um individuo é uma tábua e o professor um mediador ele tem que fazer perguntas inteligentes,formular hipóteses e não induzi-lo e sim deixar que ele construa seu conhecimento de forma espontânea ou desencadeada.

    ResponderExcluir
  6. O que Piaget passa para todos nós é que nada está totalmente pronto, temos que buscar o conhecimento através do construtivismo, ou seja, um bloco de cada vez. O professor construtivista deve sempre procurar estudar e buscar cada vez mais conhecimento para passar adiante a seus alunos para que juntos possam discutir, fazer pesquisas, para poder sistematizar quando necessário.
    Um tornar-se antes de ser, pois somos todos inacabados.

    Diná F. Lima R.A: 1222235

    ResponderExcluir
  7. É a base para teorias, conhecimentos e para uma classificação mais complexa,Paulo Freire era construtivista.
    O aprendizado vai e volta(ação e reação) e se dá através da interação com o mundo,estamos sempre interagindo com tudo e com todos .
    Ao passar o conhecimento, também se recebe o mesmo,você age sobre o sujeito(objeto) e ele age para você.
    AlfabetiZação = construtivismo(onde se dá a noção da sílaba).

    ResponderExcluir
  8. Em nossas lembranças temos a imagem de um professor com a extinta cartilha nas mãos,cujo o mesmo havia decorado todas as formas de explicar.E não satisfeito ainda assim tinha também o livro do professor com todas as respostas,o professor era assim programado para ensinar.E o ensino era decorativo e não tinha nenhuma perspectiva de aprendizado real.O que se decora facilmente se essquece, o que se aprende é para a vida toda.
    Por isso atualmente a preocupação é construir o aprendizado,é mostrar ao professor a importância do mesmo se especializar e ser realmente o responsavél por mudar as pessoas e o país que vivemos.
    O construtivismo tem como base a valorização das ações,bem como formas de propiciar aos alunos discussões e hipóteses,afim de que o mesmo aprenda e não decore.


    Geyza Cecilia Campos -RA 1225368

    ResponderExcluir
  9. O construtivismo para mim é algo novo,fui educada no modo tradicional, muito diferente do construtivismo,Mas vamos lá aprendi que o construtivismo se constrói através de experiência,é uma interação aluno com professor,e vice-versa.
    Como seres inacabados que somos,estamos sempre em constante mudanças tanto para ensinar e aprender,e que o construtivismo não é um método de ensino ele se refere ao processo de aprendizagem que o sujeito exerce.lembrando sempe que o professor é o mediador entre o aluno e a ciência sendo o objeto de ensino.


    Michele araujo RA: 1221181

    ResponderExcluir
  10. 2º Piaget, a prática é mais importante do que a teoria, por ex, invés de ficar lendo um livro que fala da Antártida, o melhor é ir para a Antártida e conhecer mais de perto a realidade,como passar frio.

    Construtivismo interage como mundo, teoria não é interação, também não há nada pronto tudo precisa ser criado. Somos inacabados, estamos em busca de conhecimento.

    Interação: Entre ação, sujeito age com o objeto e nisso volta para você uma resposta. Se você não entender a resposta, você não interage com o mundo.

    O professor precisa ter conhecimento pleno do assunto que ele trata. Está tudo ligado um ao outro, domínio do assunto, para saber debater com os estudantes. Sistematizando.


    Edilani Rafaela Tavolaro - 1224293

    ResponderExcluir
  11. Aprendi que deve haver uma interação entre sujeito e objeto
    o exemplo do controle remoto nos ajuda a entender melhor
    eu como Sujeito e o controle remoto como Objeto.
    O que Paulo Freire chama de mundo Piaget chama de objeto
    Para Piaget a Pratica é tão importante quanto a teoria, pois quando eu pratico,
    eu interajo com o objeto ou seja ir para Italia nao é o mesmo que estudar sobre ela,
    ir ate lá me permite viver viver e conhecer na visão de Piaget construtivismo é formado
    com a pratica.

    Jaime da Conceição Junior
    RA:1221533

    ResponderExcluir
  12. construtivismo tem haver com interação aluno/professor,um aprende com outro,é nessa troca de experiência que construímos o conhecimento.como seres inacabados que somos,estamos sempre interagindo com o mundo.

    cristiano ferreira RA:1220796

    ResponderExcluir
  13. Para Piaget, a inteligência só existe na ação. Ou seja, inteligência é uma propriedade da ação que maximiza o seu poder adaptativo. Adaptar-se inteligentemente então é agir da forma que propicie máxima adaptação ao meio. Noção de ação que vai haver uma interação.representação do objeto e inteteração com o sujeito.

    Kemilyn C. Lima Rodrigues

    ResponderExcluir