quinta-feira, 1 de novembro de 2012

01/11/2012 - Teoria Linguística - A DUPLA ARTICULAÇÃO DA LINGUAGEM

Prezados,

Abaixo post da aula de 01/11, sobre a dupla articulação da linguagem, segundo Martinet.

+++
A DUPLA ARTICULAÇÃO DA LINGUAGEM (MARTINET)

É a distinção entre os níveis linguísticos que dependem, cada um, de uma análise linguística específica. As unidades do nível superior são formadas de uma sequência de elementos concatenados do nível inferior.

* nível inferior ou segunda articulação da linguagem: a das unidades não-significativas e distintivas, os fonemas, que dependem de uma análise fonológica.

* nível superior ou primeira articulação da linguagem: unidades significativas, chamadas morfemas. É em termos de morfemas que é descrita a estrutura sintática das frases.

Sendo as frases representadas no nível sintático por sequências finitas de morfemas, o modelo mais simples, capaz de engendrar essas frases, já encontra uma expressão clara em Saussure: "No discurso, as palavras (aqui, os fonemas) contraem entre si, em virtude de seu encadeamento, relações baseadas no caráter linear da língua, que exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo. Estes se ordenam uns após os outros na cadeia da fala. Essas combinações podem ser chamadas sintagmas".
+++

Sem mais,

Gabriel.

17 comentários:

  1. Fonema é som de cada letra ou cada dígrafo.Morfologia apresenta em sua estrutura elementos que dão sentidos a ela,esses elementos significativos são denominados fonemas.Essas combinações em sua devida ordem formam sintagmas.

    lucimara baule monteiro ra 1223981

    ResponderExcluir
  2. Kemilyn C Lima Rodrigues

    O termo dupla articulação está relacionado aos dois tipos diferentes de unidades mínimas,os morfemas e os fonemas.
    A diferença é o fonema unidade mínima do som.
    Frase sequência de fonemas que forma morfemas.
    Todo radical é morfema mais nem todo morfema é um radical.
    Segundo Martinet, a gente tem dupla articulação de linguagem.
    Os fonemas em sequência começa a criar morfemas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Articulação morfemas elementos mínimos dotados de significado, com informação semântica ou gramatical.
    Articulação fonemas elementos mínimos não dotados de significado, com função distintiva.

    O sintagma contém, portanto, pelo menos dois elementos constitutivos, os quais não se confundem com a sucessão de duas palavras, pois já uma palavra isolada pode dispor de mais de uma unidade consecutiva. sintagma qualquer combinação de monemas.

    ResponderExcluir
  5. Odete Araujo Santos.
    O primeiro plano é constituído por unidades dotadas de sentido e a menor dessas unidades chama-se morfema. Nessa primeira articulação da linguagem as unidades são compostas de matéria fônica e sentido, ou seja: significado + significante.
    A dupla articulação é um fator de economia lingüística, pois com poucas dezenas de fonemas, formam-se diversas unidades de primeira articulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aprendi hoje?

      A dupla articulação da linguagem é um fator de economia linguística. Com poucas dezenas de fonemas, cujas possibilidades de combinação estão longe de serem
      todas exploradas em cada língua, formam-se milhares de unidades de primeira articulação. Com alguns milhares de unidades de primeira articulação forma-se um
      número ilimitado de enunciados. Se os homens produzissem um som diferente para expressar cada uma de suas experiências ou para designar cada elemento da realidade
      teriam uma sobrecarga na memória e, além disso, o aparelho fonador não seria capaz de
      emitir a quantidade de sons diferentes e necessários para isso, nem o ouvido seria capaz de apreender todas essas produções fônicas.

      Quais foram minhas dificuldades?

      Os textos são complexo, com uma linguagem nada acessiva, as disponível nos marcadores.

      Como utilizar esse aprendizado em minha pratica?


      As expressões da língua são divididas em dois planos:
      O primeiro plano é constituído por unidades dotadas de sentido e a menor dessas unidades chama-se morfema. Nessa primeira articulação da linguagem as unidades são compostas de matéria fônica e sentido, ou seja: significado + significante.
      No segundo plano, pode-se dividir os morfemas em unidades ainda menores e, nessa etapa as unidades ficam desprovidas de sentido passando a serem chamadas de fonemas. Essa é a segunda articulação da língua, nesse plano da linguagem, as unidades possuem apenas valor distintivo, já que com a mudança de fonemas podemos formar palavras diferentes.
      A dupla articulação é um fator de economia linguística, pois com poucas dezenas de fonemas, formam-se diversas unidades de primeira articulação.
      Se o Ser humano produzisse um som diferente para cada expressão, teria uma enorme sobrecarga de memória, fora que o aparelho fonador não teria capacidade de emissão de tantos sons diferentes tampouco o ouvido conseguiria captar tamanha carga de produção fônica.


      Maria Rita

      Excluir
  6. Morfema é o fragmento mínimo capaz de expressar significado ou a menor unidade significativa que se pode identificar.

    Fonemas são os elementos mínimos não dotados de significado, com função distintiva.
    Os fonemas criam consequentemente os morfemas, pois todos temos dupla articulação de linguagem segundo Martinet.

    Diná F. Lima R.A: 1222235

    ResponderExcluir
  7. O primeiro plano é constituído por unidades dotadas de sentido e a menor dessas unidades chama-se morfema. Nessa primeira articulação da linguagem as unidades são compostas de matéria fônica e sentido, ou seja: significado + significante.
    No segundo plano, pode-se dividir os morfemas em unidades ainda menores e, nessa etapa as unidades ficam desprovidas de sentido passando a serem chamadas de fonemas. Essa é a segunda articulação da língua, nesse plano da linguagem, as unidades possuem apenas valor distintivo, já que com a mudança de fonemas podemos formar palavras diferentes.
    A dupla articulação é um fator de economia lingüística, pois com poucas dezenas de fonemas, formam-se diversas unidades de primeira articulação.By Tatiane Silva

    ResponderExcluir
  8. Lorena - Letras -Turma N1 B

    Na Dupla Articulação da Linguagem temos:2 níveis de linguísticas. As unidades do nível superior são formadas de sequências concatenadas do nível inferior.
    O fonema é a unidade mínima do som e morfema é a unidade mínima de significado. O fonema sózinho não é nada.
    As frases representadas do nível sintático por sequências finitas de morfemas. Estes se ordenam uns após os outros na cadeia de falas. Essas combinações poder ser chamadas de sintagmas.

    ResponderExcluir
  9. Fonema é a menor unidade sonora que se distingue funcionalmente das outras unidades da lingua.Morfema unidade significativa que se ordenam para formar as frases,ou seja é um conjunto das palavras.

    ResponderExcluir
  10. A variação do uso dos signos é variação linguística e a língua é um fato social e todas as línguas possuem variação linguística.
    Existem 9 fatores que podem causar variação linguístda língua e a norma da língua é predominada pelo poder de decisão, se a norma fosse predominada por pessoas que usam girias, por exemplo, a norma padrão seria de "girias faladas" e este é o eixo de seu poder.

    ResponderExcluir
  11. Segundo Martinet,a dupla articulação da linguagem é a distinção entre dois niveis linguísticos que dependem um do outro.
    Os mesmos são representados por Fonema e Morfema.Os Fonemas fazem parte do nivél inferior ou segunda articulação da linguagem,é uma unidade miníma de som,portanto sozinha não possui significado.Assim o Morfema pertence ao nivél superior ou primeira articulação da linguagem,sendo assim uma unidade miníma de significados.

    Geyza Cecilia Campos - RA 1225368

    ResponderExcluir
  12. Aprendi que fonema é a unidade minima de som e que as frases são representadas por sequências de morfemas, unidade minima de sentido, que esta mais ligada ao radical do que a palavra normal (etimologia) significado ou origem da palavra.
    O fonema sozinho nada significa, ele tem de estar dentro de um conjunto agrupando sons para dar sentido e formar os morfemas.
    A língua falada é dividida em dois níveis: inferior e superior, sendo um a base do outro.
    MICHELE ARAUJO SOUZA - RA:1221181

    ResponderExcluir
  13. Aprendi que fonema é a unidade minima de som e que as frases são representadas por sequências de morfemas, unidade minima de sentido, que esta mais ligada ao radical do que a palavra normal.
    O fonema sozinho não significa nada, ele tem de estar dentro de um conjunto de sons agrupado para dar sentido e formar os morfemas.
    A língua falada é dividida em dois níveis: inferior e superior, sendo um a base do outro.
    CRISTIANO FERREIRA DE O. SOUZA - RA:1220796

    ResponderExcluir
  14. Aprendi que fonema é uma unidade minima de som de uma lingua,
    porem letra nao é a mesma coisa que som o o exemplo disto é a palavra
    SEXO que tem 4 letras porem quando transcrita tem 5 fonemas ('SEKSU)
    vulgarmente falando podemos dizer que o fonema sozinho não tem valor mas
    juntas formam um morfema.
    Morfena= Unidade minima de significado de uma lingua por ex:
    cantar este verbo conjugado as 4 primeiras letras não mudam em qualquer tempo ou modo
    de conjugação.
    "linguagem somente se estabelece pela diferença" ex: uma criança no inicio da vida
    apenas balbucia ou seja emitem sons desordenados ao passar do tempo ela vai aprendendo
    a diferenciar os sons tem o inicio da linguagem e consecutivamente vem os fonemas.
    Ficou claro que todo radical é um morfema, mas nem todo morfema é um radical.

    Jaime da conceição Junior
    RA:1221533

    ResponderExcluir
  15. Melissa Vasconcelos RA: 1224309

    Nesta aula aprendemos que existe destinação entre os níveis linguísticos, que são as unidades de nível inferior e superior. As unidades inferiores (os fonemas) precisão de uma analise fonológica. Os níveis superiores são os morfemas que são a estrutura sintática da frase.

    ResponderExcluir
  16. Nesta aula aprendi que o fonema sozinho não representa nada ele e apenas uma unidade minima do som na lingua, ele precisa estar em conjunto,precisa ser agrupado para poder fazer sentido e também que todo radical é morfema mais nem todos os morfemas são radicais,as frases são representadas por sequências de morfemas,morfema é uma unidade significativa de som

    ResponderExcluir