Prezados,
Post da aula de hoje, sobre "os saberes necessários à prática educativa", segundo Paulo Freire.
Primeiramente, na relação EDUCADOR - EDUCANDO deve haver obrigatoriamente AUTONOMIA (para que ambos tenham liberdade de expressar suas ideias, seus posicionamentos, seus argumentos, suas leituras de mundo); CAPACIDADE CRÍTICA (para que ambos tenham conhecimento e discernimento suficientes, a fim de se posicionarem criticamente acerca de qualquer dado discutido) e VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO OUTRO (respeitando, dialogando e aceitando o fato de que o outro tem o direito de pensar o mundo de forma diferente da minha).
Paulo Freire delineia 4 eixos gerais na base dos saberes necessários à prática educativa, quais são:
> NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA.
> ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO.
> ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA.
> EDUCAÇÃO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO.
Além disso, foi exposta uma lista com alguns subtítulos derivados dos tópicos gerais acima.
ENSINAR EXIGE...
* pesquisa;
* respeito aos saberes do outro;
* criatividade;
* estética e ética;
* corporeificação das palavras pelo exemplo;
* risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação;
* reflexão crítica sobre a prática;
* o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Sem mais,
Gabriel.
Concordo plenamente com Paulo Freire pois seus prícipios básicos nos mostram que ao mesmo tempo que ensinamos aprendemos,ensinar é mostrar ao educando um caminho,é mostrar sua capacidade de crítica e autonomia.Para ensinar são necessários alguns conceitos entre educadores e educandos como:automia,capacidde crítica e valorização da culturado outro.
ResponderExcluirBy Tatiane Pereira Da Silva
Concordo com Paulo Freire ao delinear os 4 eixos do saber pois um complementa o outro...uma sequencia.Por sermos seres inacabados estamos sempre em evolução social e cultural.Aprendendo e ensimando...
ResponderExcluirlucimara baulé monteiro Ra 1223981
Kemilyn C Lima Rodrigues
ResponderExcluirO homem como ser inacabado está sempre procurando novos conhecimentos, troca mutua de conhecimentos.
Somos racionais e dentro do nosso raciocínio está o saber do inacabado, o homem se sabe inacabado e pode ensinar e ser ensinado.
Os quatros tópicos um complementa o outro, só funcionam juntos.
Ensinar não é transferir conhecimento e sim uma troca de conhecimentos pois o homem como um ser inacabado está sempre buscando novos conhecimentos.
ResponderExcluirAna Paula RA 1225135
Ensinar é uma especificidade humana,ou seja,somente o homem se sabe inacabado,por isso, é capaz de educar e se educar.
ResponderExcluirEducação é uma forma de intervenção no mundo,pois através do conhecimento e da busca pelo conhecimento o homem é capaz de agir nas mudanças do mundo.
ResponderExcluirA educação permite expandir nossa capacidade como ser inacabado. AUTONOMIA Ajuda compartilhar, ou ate mesmo reformular ideias que ainda não estejam totalmente concretizadas.
ResponderExcluirCAPACIDADE CRÍTICA Analisa ouvir, e poder coletar ou ate mesmo aprender com outro ponto de vista. sabendo lidar com uma discussão com argumentos coesos e verídicos.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO OUTRO Saber que existe varias diferencias entre um e outro. Aprender que todas experiencia da qual desconhece pode ser valida.
O educador deve estar em constante pesquisa preparando-se e
ResponderExcluirformando-se continuamente é uma formação sem fim pois é um ser inacabado.
Odete Araujo Santos
Ra-1222518
"Por sermos inacabados temos que sempre buscar novos conhecimentos para passar adiante, isso claro por meios de pesquisas e outros métodos para que com isso nosso muro de conhecimento vá crescendo de pouco e pouco. Ao fazermos isso, lidamos não somente com o ensinar, mas sim com o aprender."
ResponderExcluirDiná F. Lima R.A:1222235
Ensinar não é transmitir conhecimentos. É levar o aluno a descobrir que ele já tem conhecimentos. Porque ninguém ensina ninguém.
ResponderExcluirEnsinar não é uma relação de autoridade entre o saber do professor e a ignorância do aluno. Porque o aluno não é ignorante, ele já traz de casa uma leitura do mundo, ele já tem um conhecimento e uma experiência de vida.
Não há docência sem deiscência, pois no processo de ensinarmos também aprendermos ensinar não e uma transferência de conhecimentos e sim uma troca de experiências mutuas, ensinar e uma especificidade humana porque somos racionais e seres inacabados sendo assim a educação e uma forma de intervenção do mundo, só através da educação o ser humano pode ser um agente de mudanças.
ResponderExcluirSuzi RA 1222881
A partir da autonomia fala-se o que quizer.
ResponderExcluirValorização da cultura do outro, respeitar opiniões, religião e até opção sexual, pode discordar mas sem desrespeitar.
minha opinião sobre os 04 tópicos que Paulo Freire destacou:
1- não se educa quem não tem interesse em aprender, seja ele aluno ou professor;
2-ensinar não é transferir e sim compartilhar saberes no processo de evolução de ambas as partes;
3-o pensar é característica humana, pois, somente o homem sabe-se inacabado;
4-educação é uma forma de interação no mundo, a partir de uma consciência crítica, do educando sobre sua realidade social.
"Educação é uma forma de intervenção no Mundo";essa frase de Paulo Freire é um resumo da meta que nós como educadores,ainda que em formação,devemos ter não apenas no âmbito profissional,mas também para todos os campos de nossas vidas.
ResponderExcluirO papel do educador vai além da sala de aula,o que aplicamos em sala se extende para casa e assim por diante.
É extremamente necessário que apliquemos nosso papel respeitando também a liberdade de expressão,posicionamentos e argumentos de nossos alunos,assim mostra-se a cada um sua importância individual no Mundo.
Geyza Cecilia Campos - RA 1225368
Melissa Vasconcelos RA: 1224309
ResponderExcluirNesse texto de Paulo Freire vemos que para que haja um aprendizado, docente e discente tem que ter uma interação para que o professor possa estimular o aluno a adquirir novos conhecimentos já que “ensinar não é transferir conhecimento” e ajuda-lo a desenvolver o conhecimento que o mesmo irá adquirir.
Nao se ensina sem aprender, como seres inacabados e o ensino reclama
ResponderExcluiro aprendizado, quando ensinamos nao transferimos conhecimento mas
juntos construímos diariamente a essência do conhecimento, só o Homem tem a
capacidade de pensar e chegar a consciência que somos inacabados, Logo como educadores
e agentes de mudanças ajudamos a formação de opinião e naturalmente acabamos intervindo
no mundo nao apenas nosso mas de terceiros também , quando educados mudamos e tudo ao nosso
redor muda também.
Jaime da C Junior
RA:1221533
Através do texto, Paulo Freire nos mostra que deve existir uma correlação entre docente e discente onde os dois devem ter autonomia para que o conhecimento seja absorvido de forma correta e os dois possam enfim aprender algo.
ResponderExcluirRafael A D S Ribeiro
R.A 1221773