terça-feira, 30 de outubro de 2012

30/10/2012 - PRÁTICA DE ENSINO - Os saberes necessários à prática educativa, segundo Paulo Freire

Prezados,

Post da aula de hoje, sobre "os saberes necessários à prática educativa", segundo Paulo Freire.

Primeiramente, na relação EDUCADOR - EDUCANDO deve haver obrigatoriamente AUTONOMIA (para que ambos tenham liberdade de expressar suas ideias, seus posicionamentos, seus argumentos, suas leituras de mundo); CAPACIDADE CRÍTICA (para que ambos tenham conhecimento e discernimento suficientes, a fim de se posicionarem criticamente acerca de qualquer dado discutido) e VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO OUTRO (respeitando, dialogando e aceitando o fato de que o outro tem o direito de pensar o mundo de forma diferente da minha).

Paulo Freire delineia 4 eixos gerais na base dos saberes necessários à prática educativa, quais são:

> NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA.

> ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO.

> ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA.

> EDUCAÇÃO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO.

Além disso, foi exposta uma lista com alguns subtítulos derivados dos tópicos gerais acima.

ENSINAR EXIGE...

* pesquisa;
* respeito aos saberes do outro;
* criatividade;
* estética e ética;
* corporeificação das palavras pelo exemplo;
* risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação;
* reflexão crítica sobre a prática;
* o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.

Sem mais,

Gabriel.

16 comentários:

  1. Concordo plenamente com Paulo Freire pois seus prícipios básicos nos mostram que ao mesmo tempo que ensinamos aprendemos,ensinar é mostrar ao educando um caminho,é mostrar sua capacidade de crítica e autonomia.Para ensinar são necessários alguns conceitos entre educadores e educandos como:automia,capacidde crítica e valorização da culturado outro.
    By Tatiane Pereira Da Silva

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  2. Concordo com Paulo Freire ao delinear os 4 eixos do saber pois um complementa o outro...uma sequencia.Por sermos seres inacabados estamos sempre em evolução social e cultural.Aprendendo e ensimando...

    lucimara baulé monteiro Ra 1223981

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  3. Kemilyn C Lima Rodrigues


    O homem como ser inacabado está sempre procurando novos conhecimentos, troca mutua de conhecimentos.
    Somos racionais e dentro do nosso raciocínio está o saber do inacabado, o homem se sabe inacabado e pode ensinar e ser ensinado.
    Os quatros tópicos um complementa o outro, só funcionam juntos.

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  4. Ensinar não é transferir conhecimento e sim uma troca de conhecimentos pois o homem como um ser inacabado está sempre buscando novos conhecimentos.
    Ana Paula RA 1225135

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  5. Ensinar é uma especificidade humana,ou seja,somente o homem se sabe inacabado,por isso, é capaz de educar e se educar.

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  6. Educação é uma forma de intervenção no mundo,pois através do conhecimento e da busca pelo conhecimento o homem é capaz de agir nas mudanças do mundo.

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  7. A educação permite expandir nossa capacidade como ser inacabado. AUTONOMIA Ajuda compartilhar, ou ate mesmo reformular ideias que ainda não estejam totalmente concretizadas.
    CAPACIDADE CRÍTICA Analisa ouvir, e poder coletar ou ate mesmo aprender com outro ponto de vista. sabendo lidar com uma discussão com argumentos coesos e verídicos.
    VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO OUTRO Saber que existe varias diferencias entre um e outro. Aprender que todas experiencia da qual desconhece pode ser valida.

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  8. O educador deve estar em constante pesquisa preparando-se e
    formando-se continuamente é uma formação sem fim pois é um ser inacabado.


    Odete Araujo Santos
    Ra-1222518

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  9. "Por sermos inacabados temos que sempre buscar novos conhecimentos para passar adiante, isso claro por meios de pesquisas e outros métodos para que com isso nosso muro de conhecimento vá crescendo de pouco e pouco. Ao fazermos isso, lidamos não somente com o ensinar, mas sim com o aprender."

    Diná F. Lima R.A:1222235

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  10. Ensinar não é transmitir conhecimentos. É levar o aluno a descobrir que ele já tem conhecimentos. Porque ninguém ensina ninguém.
    Ensinar não é uma relação de autoridade entre o saber do professor e a ignorância do aluno. Porque o aluno não é ignorante, ele já traz de casa uma leitura do mundo, ele já tem um conhecimento e uma experiência de vida.

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  11. Não há docência sem deiscência, pois no processo de ensinarmos também aprendermos ensinar não e uma transferência de conhecimentos e sim uma troca de experiências mutuas, ensinar e uma especificidade humana porque somos racionais e seres inacabados sendo assim a educação e uma forma de intervenção do mundo, só através da educação o ser humano pode ser um agente de mudanças.
    Suzi RA 1222881

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  12. A partir da autonomia fala-se o que quizer.
    Valorização da cultura do outro, respeitar opiniões, religião e até opção sexual, pode discordar mas sem desrespeitar.
    minha opinião sobre os 04 tópicos que Paulo Freire destacou:
    1- não se educa quem não tem interesse em aprender, seja ele aluno ou professor;
    2-ensinar não é transferir e sim compartilhar saberes no processo de evolução de ambas as partes;
    3-o pensar é característica humana, pois, somente o homem sabe-se inacabado;
    4-educação é uma forma de interação no mundo, a partir de uma consciência crítica, do educando sobre sua realidade social.


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  13. "Educação é uma forma de intervenção no Mundo";essa frase de Paulo Freire é um resumo da meta que nós como educadores,ainda que em formação,devemos ter não apenas no âmbito profissional,mas também para todos os campos de nossas vidas.
    O papel do educador vai além da sala de aula,o que aplicamos em sala se extende para casa e assim por diante.
    É extremamente necessário que apliquemos nosso papel respeitando também a liberdade de expressão,posicionamentos e argumentos de nossos alunos,assim mostra-se a cada um sua importância individual no Mundo.

    Geyza Cecilia Campos - RA 1225368

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  14. Melissa Vasconcelos RA: 1224309

    Nesse texto de Paulo Freire vemos que para que haja um aprendizado, docente e discente tem que ter uma interação para que o professor possa estimular o aluno a adquirir novos conhecimentos já que “ensinar não é transferir conhecimento” e ajuda-lo a desenvolver o conhecimento que o mesmo irá adquirir.

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  15. Nao se ensina sem aprender, como seres inacabados e o ensino reclama
    o aprendizado, quando ensinamos nao transferimos conhecimento mas
    juntos construímos diariamente a essência do conhecimento, só o Homem tem a
    capacidade de pensar e chegar a consciência que somos inacabados, Logo como educadores
    e agentes de mudanças ajudamos a formação de opinião e naturalmente acabamos intervindo
    no mundo nao apenas nosso mas de terceiros também , quando educados mudamos e tudo ao nosso
    redor muda também.

    Jaime da C Junior
    RA:1221533

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  16. Através do texto, Paulo Freire nos mostra que deve existir uma correlação entre docente e discente onde os dois devem ter autonomia para que o conhecimento seja absorvido de forma correta e os dois possam enfim aprender algo.

    Rafael A D S Ribeiro
    R.A 1221773

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