terça-feira, 23 de outubro de 2012

23/10/2012 - PRÁTICA DE ENSINO - O papel didático do registro

Prezados,

Abaixo postagem do texto considerado na aula de terça-feira, 23/10.

+++

O papel didático do registro.

No espaço educacional o registro é, para o educador, uma espécie de diário que pode bem lembrar os diários de bordo ou os diários dos adolescentes, nos quais são anotados fatos vividos, sentimentos, impressões, confissões. Quanto ao diário do professor, no âmbito da prática pedagógica, vai muito além disso: constitui-se em um lugar de reflexões sistemáticas constantes, um espaço onde o professor conversa consigo mesmo, anota leituras, revê encaminhamentos, avalia atividades realizadas, documenta o percurso de sua classe. Um documento com a história do grupo dos avanços do próprio professor.

O registro é uma documentação para si próprio e para o grupo dos alunos que coordena, diz respeito a sua particular vivência. Não pode ser concebido nem utilizado como forma de controle, de qualquer coordenador ou supervisor. Registrar o cotidiano não é brincadeira! Não é escrever para mostrar ou prestar contas a alguém. É ao contrário comprometer-se com a própria prática, comprometendo-se com a coerência de uma prática que vai refletida num processo de formação permanente.

(adaptado de:
OSTETTO, Luciana et all. Deixando marcas... A prática do registro do cotidiano na educação. Florianópolis: Cidade Futura, 2001, p. 19-20.)

+++

Sem mais,

Gabriel.

13 comentários:

  1. O que aprendi hoje?????

    Para quem já dá aula ou não. É importante saber que o caderno de registro é tao importante quanto a elaboração dos planos de aulas,ou enumeras atividades realizado no decorrer do ano letivo para uma determinada turma.
    Escrever sobre nossas praticas em sala de aula,faz pensar e refletir sobre sobre as decisão que foi ou irá ser tomada,nos permitindo aprimorar o trabalho diário e adequando com as necessidades da turma.


    Quais foram minhas dificuldades????

    como já faço meu caderno de registro diário, minha maior dificuldades é em que horas devemos fazer-lo? Eu anato no decorrer da aula algumas ocorrências que são observada em sala, em casa organizo as ideias.

    Como vou utilizar o conhecimento????

    O registro do professor é um elemento capaz de contribuir para reflexão da própria prática de ensino,tanto para o autor como para o leitor(o professor).
    É pratica é importante como registro vivo dos processos interativos desencadeados no espaço escolar

    Maria Rita

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o diário seve não só para para registro informativo e ocorrências do dia a dia entre outros.Serve também de orientador para que ele como professor possa refletir sobre seu trabalho, e reavalia-lo sempre buscando melhoria para ele e o aluno.
    lucimara baule monteiro ra 1223981 turma b letras

    ResponderExcluir
  3. o diário seria excelente se a finalidade do mesmo fosse seguida exatamente como descrito na postagem acima, porem todos nos sabemos que o trecho que diz (...Não é escrever para mostrar ou prestar contas a alguém...), na pratica não funciona, e as professoras o preenchem e são obrigadas pela coordenação de ensino a mostrarem um bom resultado tendo que muitas vezes omitirem quanto ao desenvolvimento dos alunos para satisfazerem o sistema que é falho...

    ResponderExcluir
  4. O que aprendi hoje:

    O diário é de suma importância para o professor arquivar tudo o que foi colocado em prática em sala de aula, o conteúdo analisado, atividades realizadas pelo alunos, propostas, em fim tudo aquilo que possa mostrar como foi o andamento tanto dos alunos como do professor durante i período de aula.

    Quais foram minhas dificuldades:

    As vezes as dificuldades são alguns tópicos básicos, porém que em sala de aula mesmo tiramos as dúvidas, porém sempre procuro fazer anotações daquilo que acho mais importante.

    De que servirá no profissional:

    Anotações assim como para alunos como para professores, são de extrema importância para que você possa analisar com maiores detalhes todo o seu progresso em sala de aula, portanto nunca será demais um professor fazer anotações, pois poderá um dia retomar aquilo para algo futuro.

    Diná F. Lima R.A:1222235

    ResponderExcluir
  5. O professor é um ser inacabado, desta forma no ato de revê encaminhamentos ele pode auto-avaliar-se, documentar o percurso da sasla de aula, sabendo agir e interagir com cada turma separadamente.
    No ato de escrever e ler, repensa o que ocorreu e enxerga a situação de uma forma mais ampla(conversa consigo mesmo ).
    O papel didático do registro faz com que o professor verifique e monitore o funcionamento de sua aulas e o modo de aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Melissa Vasconcelos RA: 1224309

    *O que aprendi:
    Com os registros, você pode se analisar melhor profissionalmente sua atuação em sala de aula perante seus alunos. Com as anotações de provas, métodos de avaliação, e desempenho dos seus alunos e seus próprios, você é capaz de rever sua metodologia e perceber se ela está sendo eficaz no aprendizado dos alunos.
    *Quais dificuldades encontrei no aprendizado, e como superá-las?
    Em relação a este texto não encontrei dificuldades no aprendizado.
    *Como poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional?
    Se por ventura me tornar uma educadora, o método de registro me ajudará com analises do meu desempenho e comportamento com os alunos, me fazendo ver o que será necessário mudar e melhorar para que meus alunos tenham uma melhor qualidade e aproveitamento do ensino.

    ResponderExcluir
  8. A importancia dos registro para o educador ajuda na avaliação de si próprio.
    Revendo atitudes que não obteve sucesso e repetindo as que foram bem sucedidas.
    Com os regristros simplifica sua análise.

    ResponderExcluir
  9. Lorena - Letras - Turma N1 B

    O papel do Diário é imprescindível para nós como educadores,fará com que possamos nos avaliar sobre o material dado e como foi recebido pelos educandos. Nesses registros serão colocados também nossos momentos de reflexões,uma auto-análise, podendo ser uma forma de verificar dos registros documentados de matérias dadas ou não.

    ResponderExcluir
  10. O PAPEL DO DIÁRIO SERVE NÃO SOMENTE PARA REGISTRAR FATOS E PONTOS, PORÉM SERVE COMO UMA BUSSOLA PARA DAR UM NORTE AO PROFESSOR EM SEU DESEMPENHO E DA TURMA COM QUAL TRABALHA PARA CORRIGIR FALHAS OU COMPORTAMENTOS NAS TAREFAS QUE PRETENDE ALCANÇAR ÊXITO.

    CRISTIANO F. O. SOUZA - RA1220796

    ResponderExcluir
  11. Professor, um ser inacabado, é preciso rever o que faz, para não se acomodar. Rever os encaminhamentos, porque muitas vezes, eu entendo muito, mas não consigo passar pra frente.

    Podendo avaliar atividades fora da escola.

    Documentar o percurso da classe, salas diferentes, a aula rende em uma sala e na outra não.

    Contando avanços do professor

    Diário do professor onde ficará registrado o desenvolvimento de ambas partes. Selecionar aquilo

    que foi bom no ano anterior. Usando o que foi produtivo e melhorar o que não teve um bom resultado e melhorando a cada dia, pois somos seres inacabados.


    Edilani Rafaela Tavolaro - 1224293

    ResponderExcluir
  12. O professor enquanto ser inacabado busca através do registro uma forma de se manter sempre atualizado e rever seus conceitos, através disso buscando sua evolução e soluções para seu inacabamento.

    Rafael A D S Ribeiro
    R.A 1221773

    ResponderExcluir