terça-feira, 18 de setembro de 2012

18/09/2012 - Prática de Ensino - O CONHECIMENTO E A ESCOLA, HUMANIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL

O conhecimento não se compra nem se vende (não é comercializável). Nosso conhecimento é construído. A escola "planta a semente" (apresente/disponibiliza o conhecimento ao aluno) para que o aluno seja consciente de seus direitos e deveres e, assim, de forma cidadã, possa intervir no mundo, sendo agente de mudanças.

É necessário respeitar as individualidades das pessoas. Na educação, isso se traduz na necessidade de encarar o aluno como um ser pensante, e não como simples depósito de conhecimentos.

O mundo digital é uma realidade. As novas tecnologias devem ser utilizadas como ferramentas de pesquisa (desde que usadas da forma adequada), não excluindo as pessoas que têm dificuldade e/ou barreiras de acesso a elas. Precisamos ter equilíbrio para não transformarmos as novas tecnologias em armas de opressão, mas de libertação.

21 comentários:

  1. Janaina Lidia Ramos
    Aula do dia 18/09/2012
    O que eu aprendi hoje? O conhecimento não pode ser uma mercadoria, pois ele é um bem de produção da nossa existência imprescindível. E que o papel escola é colocar nas mãos dos excluídos o conhecimento que ela constrói. A falta de conhecimento que torno o individuo não ser agente de transformação social produz pobreza econômica.
    O que aprendi na prática?
    Que a educação deve ser humanizada, que professor dever perceber no seu aluno um individuo e que traz consigo um conhecimento advindo do seu contexto social e que ele tem formas variadas de se apropriar do conhecimento escolar.

    ResponderExcluir
  2. o que eu aprendi é que essa mercadoria nao é comprada e sim conquistada,e quanto a tecnologia digital a cada dia que se passa a evoluçâo é muito grande,pois se nao tomamos cuidado ficamos dependente desta maquina.E isso nâo pode aconteçer temos que usa-la com moderaçâo .
    Carla Rios de Matos

    ResponderExcluir
  3. Diná F Lima

    Aprendi que como a sociedade, a escola vai moldando os alunos para que estes possam a conhecer o que há à nossa volta, porém a precária educação de que se é fornecida hoje, faz com que haja pobreza econômica. A educação é como uma escada, precisa dar um passo de cada vez, ou seja, construída e não comercializada.
    Na prática, os professores deveriam dar um suporte maior aos alunos levando à eles novas opções como a do mundo digital por exemplo, que traz um amplo espaço de conhecimento e de onde i aluno sairia ganhando muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. O que eu aprendi hoje?

    Tenho 16 anos de sala de aula na Educação Infantil e no Fundamental,formanda pela UFPA: Universidade Federal do Estado do Pará, curso de Pedagogia.Esse texto me fez fazer uma reflexão sobre minha vida profissional.
    vivemos em época competitiva,onde muitos levam vantagem em tudo,inclusive dentro da escola a desumanização está prevalecendo entre os que deveriam ser humanizados.Eu trabalhava em 3(três) escolas publicas viviam de escola m escola pra pode sobreviver no final do mês. Tendo uma demanda grande de turmas cada educando com uma dificuldade,até tentavam ajudar-los mas o tempo era curto estava alienada ao horário o os conteúdos que tinha de ser passados. trabalhando com quantidade sem qualidade hoje sei como o conhecimento deveria ser construído de outra forma. O sistema educacional diz que se preocupa com a educação no brasil, como se, o professor é tao desvalorizado cadé o incentivo?nossos governantes só se preocupa com números quantidades.A Humanizar a Escola é começar a tratar como humanos aqueles que a fazem, sim. A Escola é espaço de construção. Recriar o espaço físico com outra arquitetura, humanizar a gestão humanizando o gestor, humanizar o professor e assim, encantar o estudante, esse eterno aprendiz. Aprendizes, também, os gestores e os professores.

    Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.Cabe a escola traçar metas para esses aluno.No estado do Pará a maiorias das escolas tem sala de informatica onde o aluno frequentam, não só para pesquisar como para aprender a usa-los de forma correta aprendendo o real objetivo de uso.


    Minha dificuldades?
    rever meus conceitos e reconhece-los.

    Como vou utilizar em minha vida profissional?

    Tentando ser humanizada e não desumanizada para com meus educando.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Josemar Marcolino, 1213323

    O fator que diz que a escola "planta a semente" significa que ela oferece de forma gratuita o conhecimento aos alunos e espera que estes cultivem o conhecimento adquirido possam expor suas ideias e opinião sobre o mundo e para o mundo, conhecendo seus direitos e deveres, que as elite tentam esconder das sociedades menos favorecidas, ou seja, dos mais pobres e sem estudo. Afim de evitar que essa sociedade se tornem cidadãos conscientes e lhes tirem o poder e controle sobre o mundo, causando grande revolução e mudanças sociais.

    a importância de se respeitar a individualidade das pessoas, quer dizer que cada um tem o seu ritmo de aprender e entender, porem todos possuem a mesma capacidade de se tornar um ser pensante, ou seja, todos são capazes de adquirir conhecimento e saber. E quando se diz que o aluno não pode se tornar um deposito de conhecimento, significa que ele não pode adquirir o conhecimento e simplesmente deixar guardado ou deixar apenas no caderno,ele no pode apenas copiar ou imitar, o educador deve orientar o educando a criar ou recriar algo que já exista só que de uma forma diferente e sempre ao aprender algo novo não guardar só para si, deve compartilhar, dividir o conhecimento com aqueles que ainda não o tem.

    o mundo digital é uma realidade que esta presente cada vez mais na vida das pessoas. E o educador deve estar sempre em busca do conhecimento dessas novas ferramentas da tecnologia para utilizar esse conhecimento juntamente com os educandos propondo a eles que realizem projetos de pesquisas e debates em grupos utilizando essas novas ferramentas para se obter um melhor aprendizado.
    Apesar de vivermos em um mundo que avança constantemente em tecnologia, não podemos nos esquecer que ainda há muita desigualdade social, e que apesar das facilidades a inclusão digital ainda não chegou para todos, não por falta de locais disponíveis, mas sim por falta de informações e/ou falta de interesse dessas pessoas. muitos tem grande dificuldade de acesso a essas ferramentas e alguns sentem vergonha de si mesmo por se acharem excluídos da sociedade.
    É muito importante que o educador observe se todos tem facilidade ao acesso a tais ferramentas criando estrategias iguais para que todos possam realizar as tarefas juntos.

    ResponderExcluir
  8. Adna Vasconcelos:

    Aprendi que eu quanto educadora sou um canal que disponibiliza o conhecimento, sou quem deve fazer com que o receptor (aluno) absorva com facilidade as informações adquiridas em sala de aula, devendo respeitá-lo pois ele é um ser pensante, e formador de opiniões.
    E como educador também devo ter a responsabilidade de instruí-lo a caminhos que o levem a pesquisas sadias e de fontes seguras no caso de conhecimento digital, para que as informações não infundadas fiquem de fora do processo de aprendizagem deste meu aluno, buscando levar uma informação o mais acessível possível para que não haja uma divergência sócio-econômica e para que este aluno tenha uma boa qualidade no ensino.

    ResponderExcluir
  9. Conhecimento é algo que conquistamos e não devemos deixa-lo guardado. Devemos fazer uso daquilo que foi adquirido com outro. A mudança ocorre quando: deixamos de nos acomodar e agimos. Não podemos apenas armazenar o conhecimento, passamos ele adiante, onde futuramente ele terá utilidade e funcionalidade.

    ResponderExcluir
  10. Lorena -Letras 2012 -turma B 22 de Setembro de 2012

    O que aprendi ?

    O conhecimento não é comprado como mercadoria que se acha em qualquer lugar e nem se vende.Podemos construí-lo através da escola que planta essa semente,iremos germina-latendo a clareza do que queremos e pensamos como cidadão. Para obter esse conhecimento precisamos "querer" e assim seremos um agente transformador.
    Sem esse conhecimentos somos seres alienados (sem atitudes), aceitando todas as coisas que passam no transcorrer de nossa vida.

    A humanização consiste em respeitar o aluno como um ser que pensa.Em uma sala de aula não encontramos alunos com o mesmo pensamento ou modo de aprendizado. Devemos verificar qual a necessidade de cada um para que venham adquirir o conhecimento necessária para sua reflexão.

    O aluno não é deposito bancário que o educador venha adquirir conhecimentos, chegar e expor aos seus alunos coisas prontas e já decididas por eles, os mesmos receberão esse conhecimento mecanicamente sem nenhuma opinião própria e aceitarão como copiadores e não donos do seu próprio saber.

    A inclusão digital vem favorecer como ferramenta de pesquisas, (usando adequadamente). O educador deve orientar a forma mais adequada para um uso sadio e necessário para cada aluno.



    Minhas dificuldades?

    Estar exercendo na práxis e não só na teoria.


    Como pretendo levar para minha vida profissional?

    Como educador aprender a lidar com as diferenças.

    ResponderExcluir
  11. Suzi 1222881

    A escola planta a semente e ensina a pescar, daí vai de cada um correr atrás e se aperfeiçoar para aprender muito mais e adquirir o conhecimento e a genuína educação, então, tendo uma situação financeiramente cômoda não vai fazer de você uma pessoa melhor do que a menos privilegiada o que torna uma pessoal melhor em qualquer âmbito social e o fato de se saber usar o conhecimento adquirido da melhor forma possível e nunca se esquecer que o diploma pode ser comprado mais o saber nunca o será

    ResponderExcluir
  12. juliana

    Aprendi hj que o conhecimento está disponivel a todos, através da internet, livros, revistas escolas, etc; e que o conhecimento é para a humanidade e não se compra nem se vende, vc pode comprar o acesso a este conhecimento(bons canais de comunicação).
    a escola planta a semente do conhecimento e através deste conhecimento(base), descobre-se e constroi-se parâmetros.A falta de conhecimento produz pobreza econômica, onde gera os excluídos, que não tem acesso ao conhecimento.
    Vou ultilizar este conteúdo em minha vida profissional, passando aos meus alunos conhecimentos e informações.

    ResponderExcluir
  13. Kemilyn C. Lima Rodrigues

    Conhecimento não se baseia apenas no ambiente escolar, mas em toda a sociedade, não vale muito o saber dos assuntos abordados em sala de aula se não estiver atrelada a socialização.
    Todos tem conhecimentos prévios, diferenças intelectuais e culturais.
    O educador não deve ver o aluno como um auditor que deve transcrever e memorizar as mensagens, mas sim como um aprendiz que, utilizando todos os meios disponíveis contribui para a sua própria aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Vimos em aula que nem sempre conhecimento e escola andam juntas, contudo vejo que a escola é difusora do conhecimento, tendo em vista que todo ser humano inicia seus conhecimentos com alguém e hoje em dia nas escolas, em razão da distribuição do conhecimento em varias áreas do saber, sendo o conhecimento a semente e a escola a semeadora da sabedoria, onde serão criados novos agentes semeadores do saber.

    Já que a escola e o conhecimento não é realizado sem quem repassasse toda essa informação, este tem que ter uma visão ampla e humanizada de semear este conhecimento de forma agradável, simples e descomplicado para que o agente receptor do conhecimento possa entender e repassar a outras pessoas. Vale salientar que todos os ramos do conhecimento tem varias ferramentas entre elas os meios de comunicação e a tecnologia que temos disponíveis como exemplo (COMPUTADORES, TABLET, CELULARES, criando assim um acesso ilimitado em todos os campos do saber, sendo desta adotada por várias instituições de ensino o chamado EAD (Ensino a Distância). Embora nosso país não dá oportunidade igual a toda população, sendo que ainda há diversas regiões às margens da exclusão digital e sem recurso a ampliação dos conhecimentos.

    Cristiano F. O. Souza
    RA1220796 -

    ResponderExcluir
  15. Edilani Rafaela Tavolaro-1224293


    Conhecimento não é adquirido, como num passe de mágicas. Ele vem quando queremos, e assim o buscamos. Hoje em dia, é muito fácil, pois temos várias formas para isso. Quanto mais buscamos, mais o adquirimos, e menos seremos enganados. Saímos da escuridão. Passamos a ser pessoas formadoras de opiniões.

    As pessoas não são iguais. Cada um tem suas limitações, maneiras diferentes de entendimentos, dessa forma, precisam ser respeitadas. Mas nem por isso, deixam de ser, seres capazes de pensar por si mesmas.

    Não podemos ignorar as tecnologias que, diariamente batem à nossa porta. Mas sim usá-las a nosso favor, com responsabilidade. Entendendo a importância de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  16. Sem duvidas conhecimento é poder, por esta razão ele é um bem imprescindível quanto a produção de nossa existência, assim como uma "guerra fria" não é declarada este processo de compra e venda, é restrito a poucos sendo uma realidade subjetiva, como o conhecimento é poder os representantes governam para eles e aqueles que estão a margem continuam a margem, a unica forma de sair da margem é o conhecimento através do estudo.

    ResponderExcluir
  17. Sem duvidas conhecimento é poder, por esta razão ele é um bem imprescindível quanto a produção de nossa existência, assim como uma "guerra fria" não é declarada este processo de compra e venda, é restrito a poucos sendo uma realidade subjetiva, como o conhecimento é poder os representantes governam para eles e aqueles que estão a margem continuam a margem, a unica forma de sair da margem é o conhecimento através do estudo.

    JaIME Da Conceição Junior.

    ResponderExcluir
  18. O que aprendi:
    Aprendi que o conhecimento é um bem que não se vende e nem se compra o conhecimento deve ser construído pela escola e que a escola deve disponibilizar o conhecimento para os alunos e que a partir desse conhecimento os alunos possam saber seus direitos e deveres .
    é que temos que ver o aluno como um ser pensante não como um local onde podemos só depositar conhecimentos
    Ana Paula Melo de Morais

    ResponderExcluir
  19. *Conhecimento não é algo comercializável. A construção do conhecimento deve ser contínuo dia após dia.
    Temos que como futuros educadores disponibilizar ao aluno fontes, espaço para seu desenvolvimento,respeitando o limite e sua individualidade. Não despejando lições e ensinamentos com a preocupação de formar robos e sim,fazer com que os mesmos raciocinem,aprendam a pensar,buscar o equilibrio entre a realidade da criança,principalmente digital porque muitos não possuem acesso a tecnologias.
    A escola deve encarar a realidade de cada aluno como sua realidade.

    * Dificuldades: Percebemos que participamos da formação mais importante do ser humano que é sua estrutura educacional.
    Acredito que a maior dificuldade do educador hoje é tratar o individual de cada um e depois atribuir ao todo,culturalmente estamos hoje tentando alinhar a necessidade que Paulo Freire disse a anos atrás,nosso retardo educacional precisa ser rapidamente corrigido.
    Pensar em como fazer a diferença com regras tão antigas é uma dificuldade que precisamos enfrentar e vencer.


    * Podemos aplicar esses conhecimentos em relação a diferença não apenas de alunos, mas sim das pessoas de uma forma geral. É mais do que necessário,é obrigatório respeitar a individualidade de cada um, respeitando suas opiniões e seus desejos. Somos livres e seres pensantes. Respeito é a chave para um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  20. 07 de outubro de 2012.

    Entendi no texto que li que o conhecimento está disponível em qualquer tipo de escola, nos livros, na internet... o conhecimento é abundante. Compramos o acesso ao conhecimento e não o conhecimento, este não é um mercadoria que se pode comprar ou vender. A escola planta a semente para que o aluno seja consciente de seus direitos e deveres exercendo assim a sua cidadania que através da sua reflexão, autocrítica, interfira no mundo e consiga transformá-lo.

    O educador deve encarar o aluno como um ser pensante este não deve ser visto como depósito bancário onde é colocado todo o conhecimento que já vem pronto, que não tem relação com nenhuma realidade, o educando recebe, memoriza, repete, não se discute, não há transformação nesse tipo de educação, e assim, vai se adaptando a realidade que lhe é transmitida.
    Para evitar o depósito bancário é preciso que o educando tenha consciência de que ele necessita se integrar (não ficar isolado) nessa estrutura para que possa fazer parte dela. Para isso vem a educação problematizadora, ela muda a visão da transmissão do conhecimento, onde os dois, professor e aluno aprendem juntos e unidos constroem a educação como uma forma de pensar e atuar através de questionamentos, opiniões, discordâncias....

    Não podemos esquecer que nos dias de hoje a tecnologia está em alta, mas devemos tomar cuidado para que essa ferramenta seja utilizada de forma adequada e não seja uma arma para a opressão ou para a exclusão.

    Tive dificuldade no entendimento de alguns trechos, mas espero que com o tempo, lendo mais eu consigo melhorar a interpretação dos mesmos.

    Acredito que essas leituras estão trazendo desafios para mim, e isso estimula a pensar na minha prática em sala de aula e melhorá-la a cada dia.
    Maria Aparecida F. Rosa da Silva – RA 122521-5.

    ResponderExcluir
  21. O que podemos dizer é que durante o processo de aprendizagem a pessoa pode se utilizar de varios meios, não somente da escola. Nesse texto o que fica claro é que devemos encarar o educando como parte importante do processo e que o mesmo também tem algo a oferecer e não é somente aquele que recebe a informação.
    Devemos nos atentar também ao fato evolutivo ou seja; estamos em evolução a todo momento e isso também deve ser parte integra dessa transmissão de conhecimento. Salientando apenas ao fato da acessibilidade que cada individuo possui para chegar, participar, conhecer e enfim assimilar a noção e os itens tecnológicos de seu tempo.

    Rafael A D S Ribeiro R.A. 1221773

    ResponderExcluir